Quatro alunos da rede estadual são pré-finalistas do Parlamento Juvenil do Mercosul
25 de fevereiro de 2025 - 16:49 #alunos da rede estadual #educação #Parlamento Juvenil do Mercosul
Texto e fotos: Ascom Seduc
Um total de quatro estudantes da rede pública estadual cearense participam do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que oferece aos jovens estudantes da rede pública dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil por meio da geração de propostas sobre temas de interesse comum.
Nesta edição, os quatro pré-finalistas do Ceará estão em plena campanha até esta terça-feira (25), divulgando seus projetos por meio de vídeos compartilhados nas redes sociais. A eleição será realizada por votação eletrônica entre os dias 26 a 28 de fevereiro. Poderão votar jovens com idade entre 14 e 29 anos.
O tema desta edição do PJM é “A integração regional e as mudanças climáticas”. O programa busca ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em suas comunidades e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.
O link para votação estará disponível no site do Parlamento Juvenil do Mercosul na data da eleição. Conheça os estudantes da rede estadual e os projetos que estão em campanha:
Ana Cecília Vitoriano Vieira – EEEP POETA SINÓ PINHEIRO _ Crede 11
Projeto: “Escola Arborizada: melhorando o clima escolar por meio da construção de espaços verdes”
https://www.youtube.com/watch?v=KHRLcGtBPYc
Resumo: Busca reduzir o desconforto térmico nas áreas externas da EEEP Poeta Sinó Pinheiro, localizada em Jaguaribe, Ceará, onde as altas temperaturas são constantes e impactam o bem-estar da comunidade escolar. A proposta prevê a criação de espaços com plantas nativas que contribuam para um ambiente mais confortável, melhorando a sensação térmica e aspectos como a umidade relativa do ar.
Jessé Praciano dos Santos – EEEP PROFESSORA ROSANGELA ALBUQUERQUE DE COUTO _ Crede 3
Projeto: Painéis Biodegradáveis de Sombras Fotossintéticas
https://www.youtube.com/watch?v=wkMlm-h6zYI
Resumo: O objetivo do projeto é propor uma solução ecológica para enfrentar os desafios de altas temperaturas e luminosidade excessiva em ambientes escolares, utilizando materiais naturais e renováveis para desenvolver painéis biodegradáveis, criando um ambiente interno mais confortável e saudável, ao bloquear a luz solar direta e reduzir a temperatura. Uma característica dos painéis é a incorporação de clorofila capazes de realizar fotossíntese. O projeto se alinha com princípios de sustentabilidade e de combate ao desperdício, contribuindo para um modelo econômico mais sustentável, reduzindo o consumo de energia elétrica em sistemas de ventilação e refrigeração. Assim, este promove a eficiência energética e sensibiliza a comunidade escolar e local sobre a importância de práticas ecológicas e sustentáveis.
Lara Keilla de Oliveira Lima – EEFM ASSIS BEZERRA _Crede 12
Projeto: CLIMACONECTA – INTEGRANDO REGIÕES PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL
https://www.youtube.com/watch?v=EPYGTAeOlLk
Resumo: O projeto baseia-se na necessidade de integração regional para a criação de políticas ambientais comuns, para o fortalecimento da resiliência comunitária e para o acesso a financiamentos internacionais destinados a iniciativas sustentáveis. A participação ativa da juventude é essencial para gerar mudanças de comportamento e para promover práticas mais sustentáveis. O plano de trabalho inclui atividades como apresentação do projeto, pesquisa e diagnóstico das vulnerabilidades climáticas regionais, realização de um fórum regional para troca de boas práticas, desenvolvimento de estratégias conjuntas, campanhas educativas e monitoramento das ações implementadas. Essas atividades serão realizadas entre julho de 2025 e novembro de 2026, com apoio de recursos digitais e colaboração entre estudantes e lideranças escolares. O objetivo principal é mobilizar os jovens para atuarem como protagonistas na mitigação dos impactos climáticos, incentivando a cooperação internacional e promovendo soluções sustentáveis para um futuro mais equilibrado.
Wesley Santana dos Santos – EEEP PROFESSORA ROSANGELA ALBUQUERQUE DE COUTO _ Crede 3
Projeto: Embalagens biodegradáveis à base do bagaço de cana: uma alternativa sustentável para o descarte de resíduos sólidos.
https://www.youtube.com/watch?v=kn25zAotRIs
Resumo: O objetivo do trabalho é verificar a viabilidade do uso do bagaço de cana-de-açúcar na produção de embalagens biodegradáveis, propondo uma solução para o acúmulo de resíduos plásticos no meio ambiente. A produção dessas embalagens tornou-se uma alternativa sustentável e menos prejudicial ao ecossistema. Este projeto, além de propor inovação tecnológica, busca contribuir para a sensibilização ambiental e inclusão socioeconômica.
Cronograma atualizado:
• Período de campanha eleitoral: 10 a 25 de fevereiro
• Eleições: 26 a 28 de fevereiro
• Auditoria: 03 a 07 de março
• Resultado final: a partir de 10/03