Brinquedopraça e Academia ao Ar Livre são inauguradas em Crateús e transformam a rotina da população

14 de março de 2025 - 15:20 # # # #

Carolina Parente - Ascom SPS - Texto
Mariana Parente - Fotos

Com a inauguração, o Ceará atinge a marca de 279 brinquedopraças entregues

Para Karliane Tabajara, de 9 anos, a diversão agora tem um novo significado. “Temos vários brinquedos diferentes para a gente se divertir. Os que eu mais gosto são o escorregador e a escalada”, conta a criança, enquanto corre de um lado para o outro na nova brinquedopraça com academia ao ar livre do Ceará, inaugurada em Crateús, nesta quinta-feira (13). Ao seu lado, a mãe, Klebiane Tabajara, observa o espaço com orgulho. “Um parquinho como esse representa mais do que um espaço de lazer, ele é um símbolo de pertencimento. Como indígena, sempre ouvimos que não fazíamos parte, mas agora temos esse espaço para todas as crianças”, afirma.

A inauguração do equipamento transformou a rotina da população da cidade. O evento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de moradores que foram conferir de perto os novos equipamentos de lazer. Pontos de encontro da comunidade, os espaços reforçam a importância do brincar na infância e da convivência social.

A vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, destacou esse papel essencial da iniciativa. “Brincar não é apenas diversão, é um direito fundamental da infância. É no brincar que a criança aprende, socializa e se desenvolve de maneira saudável. Esse espaço é mais do que uma praça, é um ambiente onde nossas crianças vão crescer mais felizes, interagindo com amigos e fortalecendo laços com a comunidade”, afirmou.
 
Durante a solenidade, ela anunciou a construção de mais duas brinquedopraças em Crateús, ampliando o acesso a espaços de lazer e convivência para outras regiões.

Qualificação

O evento marcou, também, a conclusão de cursos de qualificação profissional promovidos pela Secretaria da Proteção Social do Estado. Filha de Klebiane, Isadora Tabajara, de 16 anos, foi uma das beneficiadas pelo curso do programa Primeiro Passo. “Foi muito gratificante participar. Durante três meses, aprendemos muito e recebemos um incentivo de R$ 200, que fez toda a diferença para investir no nosso artesanato. Como sou indígena Tabajara, usei esse valor para comprar miçangas, sementes e materiais que me ajudaram a produzir cordões lindos, mantendo viva a nossa cultura”, conta a jovem, que concluiu o curso de Vendedor de Comércio e Mercadorias.

Ela também ressalta a importância do aprendizado sobre o mercado de trabalho. “O curso nos deu uma visão de como agir no mercado, seja como jovem aprendiz ou empreendendo com nosso talento. Esse tipo de oportunidade mostra a importância da inclusão e do reconhecimento da nossa cultura”, completa.

Outra beneficiária foi Ariadines Farias, que concluiu o curso de Manicure pelo programa Criando Oportunidades. “O certificado é muito importante porque respalda nosso trabalho. Os clientes gostam de saber que temos estudo. Além disso, foi fundamental para reciclar o conhecimento, pois já atuava na área e aprendi coisas novas com a professora e as colegas. Uma ensinava a outra”, relata.

A prefeita de Crateús, Janaína Farias, destacou a importância da parceria entre os governos municipal, estadual e federal para o desenvolvimento da cidade. “Quando há alinhamento entre as esferas governamentais, quem ganha é a população. Essa união permite investimentos e melhorias que fazem a diferença no dia a dia das pessoas”, afirmou.