Governo do Ceará apresenta potencialidades para investidores britânicos
14 de março de 2025 - 11:26 #energias renováveis #investidores
Texto e fotos: Ascom SRI
Dando continuidade à Missão Internacional no Reino Unido, a secretária das Relações Internacionais (SRI), Roseane Medeiros, participou, nessa quinta-feira (13), de um dos momentos mais esperados da semana, o Ceará Day – evento organizado pelo Governo do Ceará para apresentar o potencial do estado no setor de energias renováveis aos investidores britânicos.
Representando o governador Elmano de Freitas, a titular da pasta detalhou os principais projetos em andamento, os incentivos governamentais disponíveis e as oportunidades de colaboração entre empresas do Brasil e do Reino Unido. O evento ocorreu na sede do Banco Santander, em Londres, e reuniu cerca de 40 interlocutores, entre grandes empresários, entidades de fomento, bancos e associações.
A secretária Roseane Medeiros expôs oportunidades de negócios e cooperação internacional apresentando o Ceará como um dos destinos mais promissores para investimentos britânicos, combinando uma posição geográfica privilegiada, um ambiente de negócios favorável e um compromisso contínuo com inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
“Inciativas como esta consolidam o Ceará como um dos melhores destinos para investimentos em energia sustentável na América Latina. Esse evento também serve para fortalecer as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, reforçando o compromisso do Estado com uma economia de baixo carbono”, afirmou Roseane.
A expectativa é que a missão, realizada pelo Sindienergia-CE, com a participação do Governo do Ceará e do Consulado Britânico em Recife, gere novos acordos e parcerias estratégicas, acelerando a implementação de projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento sustentável do estado.
“O Ceará busca se posicionar não apenas como um líder nacional em energias renováveis, mas como um protagonista global na transição para um futuro energético mais limpo e eficiente”, finalizou a secretária da SRI.
A Missão no Reino Unido
Durante uma semana, entre os dias 10 e 14 de março, a comitiva brasileira participou de uma intensa programação que envolveu visita às empresas de energias renováveis, a departamentos governamentais, hubs de transição energética e a centros de inovação.
O foco é atrair investimentos, estabelecendo contato com empresas líderes em energias renováveis, fomentar a cooperação internacional para firmar parcerias estratégicas com instituições e organizações britânicas, além de captar recursos externos, identificando possíveis financiamentos para projetos de infraestrutura e energia no Ceará, e promover o Estado como Hub de Energia Sustentável.
Todas as visitas contam com o apoio da Delegação do Sindienergia Ceará, do Consulado Britânico em Recife e do Departamento de Negócios do Governo Britânico.