Mutirão do IDT/Sine oferece mais de 2 mil vagas de emprego exclusivas para mulheres
14 de março de 2025 - 14:37 #emprego exclusivas para mulheres #IDT #SINE
Ascom SET - Texto
Guilherme Freire - Ascom SET - Fotos
Nessa sexta-feira (14), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho/Sine (IDT/Sine) realiza um grande mutirão de vagas de emprego dedicado exclusivamente às mulheres. A ação, que acontece em parceria com a Secretaria do Trabalho (SET), visa promover a inclusão feminina no mercado de trabalho e faz parte da agenda do governo do Ceará em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.
A iniciativa prevê a oferta de mais de 2 mil oportunidades em diversas áreas em toda a rede de atendimento do estado. No IDT do Centro, em Fortaleza, empresas como o Sesc, supermercados Pinheiro e Carnaúba, Jardim do Éden, IAP, Popdentes, Isis Soluções, entre outras, estão no local recrutando profissionais. Segundo a gerente Silvia Sampaio, são mais de 400 oportunidades exclusivas para o gênero feminino. “Nós estamos com vagas em diversas áreas e funções, setor de logística, administrativo, telemarketing, serviços, as ofertas também abrangem candidatas ao primeiro emprego e pessoas com deficiência, dessa forma nós estamos abrindo as portas do mercado para mulheres”, complementa.
Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o momento se destaca como um passo significativo rumo à inclusão e ao reconhecimento da importância das mulheres no cenário econômico e social do estado. “É importante ressaltar que a igualdade de oportunidades não apenas beneficia as mulheres individualmente, mas também gera um impacto positivo em suas famílias e comunidades. Momentos como esse são partes de uma iniciativa de maior amplitude, como a implementação de políticas de combate a discriminação e de equidade salarial”, ressalta.
O presidente do IDT/Sine, Raimundo Angelo, considera que a inclusão de mulheres no mercado de trabalho é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. “É importante inserir a participação feminina nas mais diversas áreas profissionais e esse tem sido um esforço conjunto da gestão do governador Elmano de Freitas. Afinal, quando oportunizamos que mulheres alcancem seu lugar no mercado de trabalho, estamos não apenas respeitando seus direitos, mas também construindo uma sociedade mais justa e equitativa para todos”, pontua.
Representando a Secretaria das Mulheres durante o evento, a secretária Executiva de Políticas Para Mulheres, Liliane Araújo, reforça a imprescindibilidade da autonomia econômica das mulheres e destaca o esforço do Governo do Ceará na inclusão de mulheres vítimas de violência. “É importante lembrar que 14.542 a Lei estabelece que 10% de vítimas de violência tenham prioridade no encaminhamento para oportunidades de geração de emprego e renda disponibilizadas pela rede SINE. Reforçar e fortalecer essa inciativa assinala o nosso compromisso com todas as mulheres cearenses”.
Enfrentando desafios
Há seis anos fora do mercado de trabalho, Verônica Colares dos Santos, espera encontrar uma oportunidade no mutirão. “Como eu tenho 56 anos é mais difícil um emprego, eu acho isso um absurdo, porque nós temos capacidade sim de trabalhar, não importa a idade. Sou divorciada e tenho duas filhas, uma delas tem oito anos e mora comigo. Moro de aluguel e preciso me manter e criar a minha filha, um momento como esse aqui é muito importante pra gente porque são várias empresas, várias vagas e aumenta as chances da gente”.
“A gente tem que crescer e se sentir útil”
Desde cedo Cristina de Oliveira investe no seu próprio negócio. Durante 15 anos ela trabalhou na sua loja de cereais, depois investiu no ramo imobiliário e segue investindo em novos projetos com a ajuda das políticas de crédito do governo. “Hoje eu estou aqui para assinar um contrato com o programa Ceará Credi. Minha ideia é empregar o dinheiro numa perfumaria, eu tenho o projeto de colocar uma lojinha de perfumaria. É muito importante a mulher crescer no mercado de trabalho, né? Porque a gente tem que se sentir útil, a gente tem que dizer que a mulher pode, não só o homem.”
O mutirão
Do total de vagas disponibilizadas durante a ação, cerca de 800 oportunidades são oferecidas nas unidades da rede de atendimento do IDT/Sine. As demais são ofertadas diretamente pelas empresas, mediante carta de encaminhamento expedida pelo órgão. A mobilização busca ampliar a captação de vagas e o encaminhamento para postos de trabalho, para atender à crescente demanda por oportunidades de emprego para mulheres. Além disso, a ação também mira na promoção da igualdade de gênero no mercado de trabalho.
A programação inclui ainda ofertas diversificadas de serviços, como, ações de saúde e bem-estar, palestras de orientação para o mercado de trabalho e para o serviço autônomo e atendimentos para o Ceará Credi Mulher, programa que visa oferecer suporte financeiro personalizado para o empreendedorismo feminino.
Para participar do mutirão, as interessadas devem comparecer às unidades do IDT/Sine com currículo atualizado e documentação completa.