Grande público prestigia a solenidade de abertura da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, em Iparana
15 de março de 2025 - 09:15 #Conferência do Meio Ambiente #MUDANÇAS CLIMÁTICA
Texto e fotos: Ascom Sema
Na manhã desta sexta-feira chuvosa, 14 de março, a Praia de Iparana, em Caucaia, foi palco da Solenidade de Abertura da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. Realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e sob o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, a solenidade contou com a presença da Vice-Governadora Jade Romero, da titular da Sema, Vilma Freire, além de Prefeitos, Deputados e muitas outras autoridades.
Antes mesmo da chegada das autoridades o espaço para a plenária já estava repleto de delegados, ouvintes e muitas outras partes interessadas. A integrante do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) da Sema, Raíssa Souza Cruz, do município de Canindé, conta que participará dos dois dias de conferência, e tem expectativa de ouvir e se integrar aos debates. “Eu quero aprender um pouco mais e quero estar realmente envolvida na questão ambiental”, afirmou.
A titular da Sema, Vilma Freire, deu as boas-vindas aos presentes. Ela relembrou as conferências municipais e intermunicipais iniciadas com a Conferência Intermunicipal da Ibiapaba, em São Benedito. “Com a realização de sete conferências municipais e 20 intermunicipais, em todo o território cearense, no período de outubro de 2024 a janeiro de 2025, foram escolhidos 488 delegados e elaboradas 270 propostas”, relatou. O Secretário Executivo da Sema,
O evento tambem marcou o lançamento de três produtos desenvolvidos pelo Programa Cientista-chefe Meio Ambiente. São eles: Plano de Ações de Contingência para o Derramamento de Óleo; Plano de Ações de Contingência para Riscos Associados a Ambientes de Falésias e Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira. O Ceará é o único Estado do Brasil que possui esses planos
Eixos Temáticos
Durante a etapa estadual, que termina neste sábado, dia 15, estão sendo discutidos e debatidos, profundamente, cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; e Governança e Educação Ambiental. Ao final da estadual, serão eleitos 50 delegados e elaboradas 50 propostas que serão discutidas na Conferência Nacional, em maio, em Brasília.
O Prefeito Naomi Amorim, de Caucaia, disse que o encontro não poderia ter acontecido em outra cidade. “Caucaia foi a escolha mais acertada, um presente de Deus”, afirmou. Ele se referiu à situação de emergência por conta das chuvas intensas que assolaram seu município nos primeiros dias de março. Ele também fez referências aos processos erosivos que afetam algumas áreas a beira mar, no município. De acordo com o gestor público, a situação tem relação direta com o aquecimento global.
Representando o Governador Elmano, a vice Jade Romero encerrou a solenidade. Ela afirmou que atualmente, a pauta mais urgente na sociedade é a ambiental. Parabenizou cada homem e cada mulher presente à Conferência, por dedicarem tempo , energia e conhecimento em defesa do meio ambiente, apesar dos desafios gigantescos em relação à conscientização sobre o tema. “Eu desejo que este seja um momento de muito aprendizado, de muita dedicação. Afinal de contas, sairão daqui 50 delegados com 20 propostas que mostrarão a cara do estado do Ceará para o meio ambiente de todo o País e também para o mundo”, encerrou.
Participações
Também presentes à solenidade de abertura da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, o Deputado José Airton; o Secretário Executivo, Cassimiro Tapeba, e a Secretaria de Planejamento e Gestão Interna, Karyna Leal, da Sema; o Superintendente da Semace, Carlos Alberto; o vice-presidente da Fecomercio, Luiz Fernando Bittencourt; o coordenador da Asociação Caatinga, Daniel Fernandes, e Rosinha Tupinambá, ambos representantes da Sociedade Civil organizada; o Superintendente do Idace, João Alfredo Teles; o Coordenador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap, Luiz Ernesto Bezerra; e o dirigente da FIEC, Edgar Gadelha.
Conferência Nacional do Meio Ambiente
A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é um processo participativo que promoverá um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática. Toda a população brasileira, sobretudo aquela que vive em territórios e em condições vulneráveis, poderá apontar soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados à mudança do clima.
Toda a mobilização e os debates podem ser acompanhados pela Plataforma Brasil Participativo, ferramenta que garante a transparência e o engajamento da população em todo o processo.