Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ promove mutirão de vagas no IDT/Sine
17 de março de 2025 - 16:56 #diversidade #empregabilidade #LGBTI+ #trabalho #vagas
Érica Barroso - Ascom IDT - Texto
Guilherme Freire - Ascom SET - Fotos
Com o objetivo de incentivar a inclusão no mercado de trabalho, o Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ promoveu, nesta segunda-feira (17), a Feira da Empregabilidade LGBTI+.
A ação foi realizada na unidade do IDT/Sine do Centro de Fortaleza, por meio de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), as Secretaria do Trabalho (SET) e Diversidade do Ceará (SEDIV) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Para a titular da SEDIV, Mitchelle Meira, “esses são momentos importantes para trazer as empresas e todas as instituições que estão dentro do comitê, para que a gente possa reafirmar e fortalecer uma política de emprego e renda para a população, não só LGBT, mas toda a população do estado”.
O evento, com oportunidades de emprego para a capital, disponibilizou serviços de cadastro de trabalhadores, coleta de currículos, workshops e processos seletivos para vagas como auxiliar de logística; auxiliar de operações logísticas; auxiliar de serviços gerais; atendente; oficina de etiqueta profissional; operador de call center; auxiliar de produção; operador de máquina; atendente; auxiliar de cozinha; estoquista e para jovem aprendiz.
“O Ministério Público do Trabalho executa aqui no estado do Ceará o projeto da empregabilidade LGBTI+, onde nós temos parceiros importantíssimos justamente para trazer mais dignidade à essa população, especialmente em situação de vulnerabilidade. Estamos hoje aqui justamente fazendo essa ponte e é muito importante a participação das empresas, que se sensibilizaram para ver a importância de ter a diversidade dentro da sua instituição”, pontuou a procuradora do MPT-CE, Ana Valéria Targino de Vasconcelos.
A programação contou ainda com a presença de pequenos empreendedores, que expuseram e comercializam seus produtos. A iniciativa teve o apoio de movimentos sociais, como o Movimento LGBTS Bonsucesso, Mães da Resistência e Aliança Nacional LGBTI+.
Entre os parceiros, a Prefeitura de Fortaleza participou com o estande do Centro de Referência Janaína Dutra, onde ofertou vagas gratuitas para o curso de Formação para o Mundo do Trabalho em Robótica, voltado para jovens trans, travestis e não binários.
Entre o grupo que participou das seleções, estava o jovem Leone Oliver Costa, que relatou barreiras ainda existentes, mas demonstrou otimismo quanto aos próximos passos. “Confesso que foi um pouco mais difícil como homem trans. Mas minha expectativa aqui para o mutirão é buscar apoio para a inserção no mercado. Eu fico muito feliz pela oportunidade, porque já estive em alguns processos seletivos, e a abertura com pessoas LGBT não foi tão grande quanto eu estou tendo nessa recepção aqui no IDT/Sine”, destacou.
Ações facilitadoras
Como o principal parceiro da SET para a promoção da diversidade no mercado de trabalho, o IDT/Sine desenvolve ações voltadas especificamente para a inclusão do público LGBTI+ como, a criação da Gerência de Inclusão e Diversidade.
“Um mutirão como o de hoje é importante para dar visibilidade ao serviço e ao atendimento que disponibilizamos em nossas unidades de forma permanente. Nesse sentido, o IDT conta com a Gerência que trabalha amplamente a captação de vagas de emprego e geração de oportunidades para a melhoria das condições do público LGBTI+”, frisa o presidente da instituição, Raimundo Angelo.
O órgão disponibiliza, também, uma ferramenta para o cadastro de pessoas LGBTI+ no site www.idt.org.br, onde é possível, ao trabalhador que se enquadra nesse segmento, fazer o seu cadastro e concorrer às vagas disponíveis na rede de atendimento.
Diversidade e Inclusão
Em agosto de 2023, o governador Elmano de Freitas criou o Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+, garantindo mais proteção à população LGBTI+. Vinculado à Sediv, o Comitê é formado por 14 entidades da sociedade civil e do setor privado, e tem a SET como uma importante articuladora das ações realizadas em parceria para o combate à lgbtfobia.