SAP e SPS certificam internos da Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II em diversos cursos profissionalizantes

18 de março de 2025 - 10:08 # # # #

Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - texto
Pablo Pedraza - fotos

A parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e a Secretaria da Proteção Social (SPS) resultou em novas certificações profissionais de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Ceará. Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (17), 100 internos da Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II) foram certificados. Eles se dividiram em cinco turmas: 60 foram formados no curso de cabeleireiro masculino; 20 no de cultivo e produção de hortas e outros 20 no de pintura de parede.

Esses cursos fazem parte do projeto “Transformando Vidas”, que tem como objetivo capacitar profissionalmente pessoas egressas e privadas de liberdade, por meio da colaboração entre as duas secretarias e execução do Instituto Maria da Hora (IMH). Desde o início da parceria, já foram qualificados 1.423 internos e internas, além de 139 egressos e egressas, em diversas áreas, como administração, construção civil, estética, mecânica, gastronomia, tecnologia e indústria.

Durante o evento, o grupo musical “Acordes para a Vida”, composto por internos da unidade, fez uma apresentação, conduzida pela musicista Verônica Albuquerque. Além disso, um dos internos também cantou uma composição de sua autoria, na qual abordou a importância da educação no processo de ressocialização.

Após o término da solenidade, o secretário Mauro Albuquerque convidou os presentes a conhecerem a estrutura das salas onde ocorrem os cursos de capacitação profissional, permitindo uma visão mais detalhada de como a unidade prepara os internos para a reintegração social. Eles também tiveram a oportunidade de observar na prática como funciona o dia a dia dos internos da unidade prisional.

O secretário Mauro Albuquerque destaca a importância da parceria no projeto “Transformando Vidas”. “A certificação dos internos nesse processo de qualificação profissional é crucial para a reintegração social e, mais ainda, para oferecer uma nova chance a essas pessoas na sociedade. Agradeço aos profissionais que, com seu trabalho contínuo e dedicado, têm contribuído para essa transformação. A parceria com empresas e diversas instituições tem sido determinante para que esses internos adquiram uma profissão e, assim, possam retomar suas vidas de maneira digna e produtiva. O impacto da qualificação se reflete nas melhorias visíveis que eles promovem após a formação. A colaboração entre a SAP e a SPS é uma sinergia que garante oportunidades reais de reintegração e mudança de trajetória para os internos e egressos do sistema prisional. Já podemos ver os resultados concretos dessa transformação”, afirma.

A coordenadora de Inclusão Social da Secretaria da Proteção Social, Wânia Azevedo, parabeniza os certificados. “É uma alegria imensa estar aqui com vocês nesse momento emocionante de entrega dos certificados, símbolo de dedicação e esforço. Acreditamos que este certificado representa mais do que uma conquista, é uma porta de saída para algo melhor. É sobre investir em pilares transformadores como educação, capacitação e trabalho, que realmente mudam estruturas e apontam para caminhos sustentáveis. O projeto ‘Transformando Vidas’ é um exemplo disso, atendendo quem mais precisa e proporcionando oportunidades reais de mudança e inclusão social para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, disse.

O ouvidor e desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), Antônio Parente, destacou a relevância do trabalho no processo de ressocialização. “É extremamente gratificante ver a concretização das ideias que defendemos. Essas pessoas têm direito à educação e à capacitação profissional. E, hoje, como desembargador do trabalho, é minha responsabilidade garantir que, após essa qualificação, elas sejam inseridas no mercado de trabalho. Temos uma Lei estadual que assegura oportunidades de emprego tanto em órgãos públicos quanto na administração pública indireta. Nosso objetivo é, a cada dia, servir de exemplo no mercado de trabalho, pois acredito que é por meio do trabalho que podemos evitar a reincidência criminal”, afirmou.

O interno da Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II), Patrick Kelvin, certificado no curso de Pintura de Parede, agradece a oportunidade. “No  início, imaginei que seria apenas mais um curso simples, como tantos outros. Porém, ele foi muito além das minhas expectativas. Tivemos a chance de aprender técnicas diversificadas, como o grafiato e a pintura marmorizada, que são inovações no mercado e agregam um valor significativo ao nosso trabalho. Mais do que aprender uma nova profissão, esse curso me trouxe uma nova perspectiva de vida. Estou saindo muito mais consciente das oportunidades que tenho à minha frente e, algo que eu não imaginava, me considero agora um verdadeiro profissional. Tudo isso graças à chance que o Estado me deu, transformando minha visão de futuro e me preparando para recomeçar com mais confiança e habilidades”, disse.