Cineteatro comemora 67 anos com artes cênicas, música, visita mediada e muito mais até o final de março
20 de março de 2025 - 11:50 #cultura #Secult
Ascom Cineteatro São Luiz - Texto e Fotos
O mês de Março para o Cineteatro São Luiz é bem especial, neste 2025 então, tem sido excepcional. O equipamento público da Rede de Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, reabriu no começo do mês após um período de ações de manutenção, conservação e restauro, em parceria com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.
Com a primeira semana de programação dedicada ao cinema, incluindo a estreia de “Melhor Amigo”, do cearense Allan Deberton, os próximos dias até o final de março, serão das artes cênicas, concerto de cordas, shows musicais e comemoração aos 67 anos de inauguração do Cineteatro São Luiz.
Artes cênicas
Espetáculos gratuitos para crianças neste sábado, dia 22, e na próxima quinta-feira (27). No sábado (22), às 17h, a Trupe Caba de Chegar apresenta o espetáculo “Srta. Marshmalow”, com uma mocinha esperta que cozinha melhor que a bruxa, um príncipe que tem como melhor amigo um espelho mágico poderoso e, para completar, tem o Sr. Toupeira, que tudo sabe e tudo vê. A peça tem é acessível em Libras e acontecerá sobre o palco do São Luiz, com capacidade para 70 pessoas (entre adultos e crianças) | Entrada: Gratuita (com retirada de ingressos a partir de 1h antes do espetáculo).
No dia 27, próxima quinta-feira, a tradicional programação gratuita do meio dia, Curta São Luiz, na calçada do Cineteatro, vem com a apresentação “Sorteio de Palhaçaria: Teretéteu, o Palhaço que sabe Libras”. O espetáculo acontece em parceria com o Sesc Ceará e traz o Palhaço Teretéteu, um mestre da comédia e artista bilíngue em Libras, que coloca o público no comando da cena, oferecendo uma interatividade diversificada que permite que jovens e crianças Surdas e Ouvintes participem ativamente das brincadeiras. Entrada: Gratuita | Acessibilidade em Libras | Fotos
Ainda no dia 27, Dia Internacional do Teatro e do Circo, e no 28, sexta, o São Luiz traz duas apresentações gratuitas da peça SALA VAZIA, do grupo Blitz. O espetáculo é sobre o palco, com limitação de público para 70 pessoas e a entrada é por ordem de chegada. Informações completas aqui.
Música
Dias 20 e 21, artistas formados pela Escola Porto Iracema das Artes, se apresentam gratuitamente no palco do São Luiz na Mostra de Artes da Porto. Numa programação que ocorre simultaneamente em diversos equipamentos da RECE, o Cineteatro recebe os trabalhos “Vermelho & Preto”, de Uirá dos Reis, com Gabriel de Sousa e Ivan Timbó; “Codinome Rosatomica”, de Má Dame, com Negocélio, JPreto e Marcus Au; “Carnaval do Futuro (Sem Futuro) – Pira Coletiva”, de OTER.P, Lucas Montalto e SKILO, no dia 20 (quinta); e “Um sonho na gaveta aberta”, de Alcio Barroso, com Iago Barroso, Guilherme Mendonça e Gabriel Vieira; “Kariri Sax apresenta Músicas do Kariri”, de Robson Almeida, com Luis Felipe, Caio Francys e Ana Priscila Mendonça; “Omi Onã”, de Simone Sousa, com Jefferson Portela e Kelvin Mota, no dia 21 (sexta). Informações completas aqui
No domingo de manhã, dia 23, o Concerto do mês no Cineteatro São Luiz é com a Camerata de Cordas da UFC, às 10h. A apresentação homenageia as heroínas femininas do Studio Ghibli, com os temas de Viagem de Chihiro, Ponyo, Meu Amigo Totoro, O Mundo dos Pequeninos, o Castelo no Céu, Princesa Mononoke, Castelo Animado entre outros. Entrada é gratuita, por ordem de chegada, com doação de 1kg de alimento para o programa Ceará Sem Fome. Fotos
Para fechar o mês, o São Luiz recebe o baiano e pai do Axé Music, Luiz Caldas, no show “Luiz Caldas – Voz e Violão”, dia 30, domingo, às 18h. Ingressos à venda na bilheteria física do Cineteatro e no site Sympla. Informações completas aqui.
Aniversário
No dia 26 (quarta), aniversário do São Luiz, serão ofertadas quatro sessões gratuitas de Visita Mediada Especial de Aniversário, ao longo do dia, e no finalzinho da tarde terão os DJs Vládia Soares e Coka Vibration, animando a praça ao som de reggae music com Sound System.
Inaugurado em março de 1958, o Cineteatro São Luiz consolidou-se como espaço simbólico que faz parte da memória afetiva e da história de Fortaleza. Na Visita Mediada, o público tem a oportunidade de conhecer a história, as curiosidades e os bastidores do único local que resiste desde a era de ouro dos cinemas de rua da cidade. Esta edição comemorativa de 67 anos marca a reabertura do espaço após sua segunda restauração, que ocorreu de janeiro a fevereiro deste ano. A mediação tem participação da turma de restauradores da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Sessões: 10h30, 11h30 (Acessibilidade em Libras), 13h30 e 15h30. Entrada: GRATUITA | Duração: 60 min | Classificação Indicativa: Livre
As visitas mediadas ocorrem também no sábado seguinte, dia 29, com seis sessões pagas | Ingressos à venda na bilheteria e no site.