Promovida pelo Sobrado, performance narra as histórias de vida de diversas mulheres

20 de março de 2025 - 11:05 # # # # # #

Texto e fotos: Ascom Sobrado

A atividade é totalmente gratuita e livre para todas as idades

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – promove “Mnemosine: porque memória é feminina!”, uma performance criada pela atriz e contadora de histórias, Paula Yemanjá. A atividade acontece nos dias 21 e 26 de março, no Instituto Povo do Mar e na Escola Municipal Professor Martinz de Aguiar, respectivamente, gratuitamente e livre para todas as idades.

Através de um jogo interativo, são narradas as histórias da vida de diferentes mulheres. A performance articula memória, oralidade e história, abrangendo desde a republicana Bárbara de Alencar até os dias atuais. Partindo destas narrativas autobiográficas, o espetáculo reconstroi as transformações sociais garantidas pelos direitos adquiridos através das reivindicações das mulheres ao longo dos anos.

Rever a trajetória de luta de mulheres que nos ensinam como é constante a luta para manutenção dos direitos adquiridos. Paula Yemanjá nos convida a revisitar nossas memórias pessoais colocando-nos como protagonistas do jogo e da História afirmando que as pequenas revoluções e batalhas cotidianas reverberam e fortalecem as grandes transformações sociais.

Programação completa

Dia(s): 21 de março de 2025 (sexta)
Horário(s): 15h
Local: IPOM – Instituto Povo do Mar (Avenida Dioguinho, 3519, Praia do Futuro – Fortaleza/CE)
Dia(s): 26 de março de 2025 (quarta)
Horário(s): 13h
Local: EMEIEF Martinz de Aguiar (Rua Bernardo Pôrto, 345 – Monte Castelo – Fortaleza/CE)

SOBRE A PALESTRANTE

Paula Yemanjá é produtora, atriz, contadora de histórias e educadora. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. É integrante do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis e membro da Rede de Contadores de Histórias do Ceará. Foi coordenadora do Espaço Literatura e Infância da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará e atuou como parecerista da categoria Teatro Infantil na Convocatória de Ocupação do Teatro Dragão do Mar 2022/2023 e da Programação Cultural 2023/2024, na categoria II – Difusão – Programa Pequenas Grandes Histórias (Contação de Histórias e Espetáculos Infantis) da Biblioteca Estadual do Ceará. Desenvolve atividades de mediação de leitura em escolas, centros culturais e bibliotecas comunitárias.

SOBRE O SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

SERVIÇO

Performance artística, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, narra as histórias de vida de diversas mulheres
Classificação indicativa: livre
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org | (85) 99986.5086 (WhatsApp)