Março Azul-Marinho”: HGF destaca importância da colonoscopia preventiva
21 de março de 2025 - 16:40 #câncer #Câncer de intestino #Colonoscopia #Colorretal #HGF
Texto e fotos: Eva Sullivan - Ascom HGF
O mês de março é marcado pela conscientização e combate ao câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. A iniciativa “Março Azul-Marinho” tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis, contribuindo para a redução dos riscos dessa doença silenciosa, mas extremamente perigosa. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são registrados mais de 45 mil novos casos por ano no Brasil.
Esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente no país e está entre as principais causas de morte por câncer, afetando tanto homens quanto mulheres, principalmente a partir dos 50 anos de idade.
Profissionais do HGF fazem ações de conscientização; com mais de 45 mil casos por ano, a doença é silenciosa, mas tem cura
Sintomas e fatores de risco
De acordo com o médico gastroenterologista e endoscopista do HGF, Thiago Saboia, o câncer colorretal costuma ser silencioso e assintomático nas fases iniciais. “Alterações no hábito intestinal, como prisão de ventre ou diarreia persistente, presença de sangue nas fezes, perda de peso inexplicada e anemia sem causa aparente são sinais de alerta que devem ser investigados”, explica o especialista.
Entre os principais fatores de risco estão idade avançada, histórico familiar da doença, obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. A boa notícia é que o câncer colorretal pode ser prevenido com a adoção de hábitos saudáveis e, principalmente, com a realização da colonoscopia, exame que permite identificar e remover pólipos, lesões benignas que podem evoluir para câncer ao longo do tempo. “É um procedimento seguro, realizado com sedação, ou seja, sem dor ou desconforto durante o exame”, destaca.
Serviço de endoscopia do HGF é referência em prevenção e diagnóstico
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desempenha papel essencial na luta contra o câncer colorretal. Com um serviço de endoscopia estruturado e com atendimentos diários, o hospital que é referência no atendimento de alta complexidade no estado, atende pacientes encaminhados da rede pública, de ambulatórios e da emergência. Em 2024, o setor de Endoscopia do HGF realizou mais de 12 mil exames, sendo 2.340 colonoscopias [média de 195 exames por mês], reforçando o compromisso da instituição com a prevenção.
Relato de quem vive o cuidado na prática
A paciente Elayne Cristina Lima da Silva (foto), de 24 anos, natural de Quixadá, compartilhou sua experiência com o exame de colonoscopia.
“Descobri que precisava fazer esse exame depois de começar a apresentar sangramentos e diarreia, em 2019. Desde criança eu já tinha problemas intestinais, mas foi apenas nessa fase que tudo piorou, e então fui encaminhada para cá. Sou acompanhada e todo o processo aqui, tem sido muito acolhedor”, relata.
Elayne ainda reforça a importância de vencer o medo e cuidar da saúde. “O preparo é um pouquinho chatinho, mas nada de outro mundo. Aqui o atendimento é maravilhoso. Tem muita gente que tem medo, mas o exame em si, a colonoscopia, não dói. É muito tranquilo”, destaca.
Conscientização salva vidas
A campanha “Março Azul-Marinho” é promovida nacionalmente por entidades como a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). O HGF participa ativamente da iniciativa, reforçando a importância da prevenção e incentivando a população a realizar exames periódicos.
“Essa campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal e incentivar hábitos de vida mais saudáveis. A mensagem é clara: o câncer colorretal pode ser prevenido. Basta fazer o rastreamento adequado e manter os cuidados com a saúde”, ressalta o especialista.