Ceará dá posse às novas integrantes do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher

22 de março de 2025 - 09:12 # # #

Ascom SEM - texto
Hiane Braun - Casa Civil - fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, empossou na quinta-feira (20) as novas integrantes do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM) para o quadriênio 2025-2028.

A cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, oficializou a gestão do quadriênio 2025-2028 e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da primeira-dama Lia de Freitas, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, da senadora Augusta Brito, da secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes, da secretária executiva de Políticas para Mulheres Liliane Araújo, da deputada Larissa Gaspar e demais autoridades.

Durante a solenidade, o governador Elmano de Freitas ressaltou o compromisso do Estado com a promoção da igualdade de gênero e a proteção dos direitos das mulheres cearenses. “As mulheres cearenses contam com o Governo do Ceará para avançar com as políticas para as mulheres, seja na educação, seja no espaço de decisão”, afirmou.

A cerimônia reforça a luta pela garantia de direitos e promoção de políticas públicas voltadas para as mulheres cearenses. O CCDM, criado em 1986, por meio da Lei n.º 11.170, será composto por 28 assentos, sendo 14 de representantes da sociedade civil e 14 de representantes governamentais.

Em seu discurso, a ministra Cida Gonçalves enfatizou a relevância da colaboração entre os governos federal e estadual. “As mulheres podem estar onde elas quiserem, da forma que elas quiserem e com a diversidade que todas nós temos. E o trabalho em parceria fortalece as ações que visam à equidade de gênero e o enfrentamento da violência contra a mulher”, comentou.

O Conselho Cearense dos Direitos da Mulher tem como missão propor, acompanhar e fiscalizar políticas públicas externas para a promoção dos direitos das mulheres, assegurando sua participação ativa na sociedade e contribuindo para a construção de um Ceará mais justo e igualitário.

A secretária das Mulheres Lia Gomes enfatizou o compromisso do Governo do Ceará com a promoção da igualdade de gênero. “Temos o compromisso de trabalhar em parceria com o Conselho para garantir que todas as mulheres tenham seus direitos respeitados e suas vozes ouvidas. A posse do novo conselho é um passo importante nessa direção”, afirmou a secretária.

Conselho Cearense dos Direitos da Mulher

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher foi criado em 1986, e é um órgão de participação e controle social que tem, entre suas atribuições, promover medidas e ações que viabilizem o exercício dos direitos das mulheres e sua participação no desenvolvimento social, político, econômico e cultural no âmbito estadual.

Representantes da Sociedade Civil:

Projeto Colcha de Retalhos;
Movimento Florescendo Mulheres;
Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza;
Instituto Confia Brasil;
Projeto Rede Mobilize;
Instituto Maria da Penha;
União Brasileira de Mulheres;
União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais;
Colônia de Pescadores Z-54 de Quixelô;
Rede Itinerante de Mulheres Atuantes;
Associação Projeto Irmão Sol Irmão Lua;
Fundação Projeto Diferente;
Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará;
Confederação Nacional das Associações de Moradores.

Representantes dos Órgãos Públicos:

Secretaria das Mulheres;
Secretaria dos Povos Indígenas;
Secretaria da Juventude;
Secretaria a Diversidade;
Secretaria de Igualdade Racial;
Secretaria de Administração Penitenciária;
Secretaria dos Direitos Humanos;
Procuradoria Especial da Mulher;
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior;
Secretaria da Educação;
Secretaria da Saúde;
Secretaria da Segurança Pública E Defesa Social;
Secretaria da Proteção Social;
Secretaria do Trabalho.