Com mais de 11 milhões de visitas domiciliares, Criança Feliz acompanha o desenvolvimento infantil no Estado

22 de março de 2025 - 07:40 # # #

Carolina Parente - Ascom SPS - Texto
Mariana Parente - Fotos

Até dezembro de 2024, mais de 10 milhões de visitas foram realizadas pelo programa e cerca de 53 mil famílias são assistidas pelo programa no Ceará

No bairro Pici, em Fortaleza, a rotina de Amanda Marques ganhou um novo significado desde que começou a participar do programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz. Há quatro meses, ela recebe em casa a visitadora Andressa Santos, que orienta sobre estímulos ao desenvolvimento infantil e fortalecimento dos vínculos familiares. As visitas semanais trouxeram mudanças na relação com a filha Ana Beatriz, de um ano e três meses. “Às vezes, ela é tímida e não quer participar, mas os estímulos com brincadeiras ajudam muito”, conta Amanda. “Ela gosta das visitas, e eu também”.

O Criança Feliz, que integra o programa estadual Mais Infância Ceará, executado pela Secretaria da Proteção Social, tem transformado a realidade de milhares de famílias no Estado, promovendo o desenvolvimento infantil. Além das visitas domiciliares, o programa acompanha gestantes e fortalece a rede de proteção à infância. Para aprimorar as ações, um trabalho de monitoramento está sendo realizado nos municípios.

De acordo com Silvana Simões, coordenadora do programa no Estado, esse acompanhamento avalia a implementação das atividades em cada localidade, identifica desafios e propõe melhorias. “A equipe técnica visita os municípios para acompanhar de perto como as ações estão sendo executadas e oferecer suporte às equipes locais”, explica. A análise permite ajustes na abordagem das visitas e na articulação com as redes de saúde, educação e assistência social.

O programa, no Ceará, é referência nacional. “Nosso papel, enquanto Estado, é coordenar o programa, acompanhar e monitorar sua execução”, destaca Silvana.

O monitoramento inclui reuniões com as equipes e secretários municipais de assistência social. “Fazemos reuniões para orientar e capacitar as equipes. O programa conta com duas metodologias: o Cuidado e Desenvolvimento da Criança e o Guia de Visita Domiciliar. No monitoramento, verificamos se as visitas acontecem utilizando essas metodologias”, detalha a coordenadora.

Até o momento, 27 municípios já receberam a visita dos técnicos do programa: Altaneira, Alto Santo, Amontada, Barreira, Ererê, Farias Brito, General Sampaio, Granjeiro, Itaiçaba, Jaguaribara, Jaguaribe, Martinópole, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Salitre, Senador Sá, Tarrafas, Tejuçuoca, Tururu, Uruoca, Sobral, Saboeiro, Milagres, Poranga e São João do Jaguaribe.

O acompanhamento também inclui o uso de um sistema de monitoramento, no qual os municípios registram as visitas realizadas. “Acompanhamos esse sistema para enviar relatórios ao Governo Federal, responsável pelo programa”, explica Silvana. Segundo o balanço mais recente, até dezembro de 2024, mais de 11 milhões de visitas foram realizadas e cerca de 53 mil famílias são assistidas pelo programa no Ceará.

Além do monitoramento das visitas, há a reunião do Comitê Intersetorial Municipal da Primeira Infância, que acompanha as ações previstas nos Planos Municipais Intersetoriais da Primeira Infância. “Esse trabalho é essencial para garantir que o programa siga fortalecendo o desenvolvimento integral das crianças cearenses”, finaliza Silvana.

Sobre o programa

O programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz tem como objetivo apoiar e acompanhar o desenvolvimento integral na primeira infância, abrangendo crianças de 0 a 6 anos. Além disso, busca facilitar o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos essenciais, como atendimento pré-natal, assistência social, educação, cultura e saúde.