Doçaria para Páscoa: Alunos dos Cits são qualificados para período festivo

24 de março de 2025 - 10:18 # # # #

Rafaela Leite - Ascom SPS - Texto
Claudio Rocha - Fotos

Os tradicionais doces de Páscoa têm ganhado sabores e formas diferentes para alunas e alunos dos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (Cits). Na unidade do Conjunto São Bernardo, 40 alunos participam da oficina “Doçaria para Páscoa”, que prepara empreendedores para o período festivo.

É o caso de Giselle Grace (35), que com diferentes tipos de chocolate, açúcar e baunilha, molda o sonho de ampliar seu negócio. “Eu trabalho com a venda de bolos confeitados, para festas, na minha casa mesmo. Além dos ovos, estamos aprendendo a fazer recheios, brownie, copos da felicidade, que são coisas que podem ser vendidas em qualquer momento, não só na Páscoa. Hoje mesmo, eu já vou aprender ganache e a partir daí, eu já posso colocar no meu cardápio”, celebra.

Mãe de quatro filhos, ela ressalta o valor alto que os doces de Páscoa tem hoje no mercado. “Eu estava um pouco preocupada em saber se eu teria condições de dar os ovos para os meus filhos e os meus sobrinhos. Agora eu vou colocar a mão na massa, fazer e também vender, para ganhar um dinheirinho. O plano é continuar”, completa.

O curso é ofertado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Professora da formação, Jecila Benícia explica que além da produção dos doces, as alunas aprendem sobre empreendedorismo, normas para cozinha, economia e apresentação do produto. “Muitos alunos já têm uma noção, mas não têm o aperfeiçoamento. Já estamos no período de Páscoa, então a ideia é que eles aprendam para poderem empreender, para fazer para a família, vender”, afirma.

Coordenadora das unidades Cits, Jessika Soares explica que as oficinas são ferramentas poderosas para o desenvolvimento social e econômico de comunidades e empreendedores, oferecendo oportunidades de aprendizado, geração de renda e fortalecimento de vínculos. “As formações podem apresentar novas tendências e técnicas de produção, permitindo que os empreendedores diversifiquem seus produtos e alcancem novos mercados”, frisa.

Páscoa e novas oportunidades

A oficina de Doçaria tem carga horária de 16h e se divide entre aulas teóricas e práticas. Moradora do Conjunto São Bernardo, a dona de casa Jeany de Oliveira (43) vem encontrando na formação a oportunidade para voltar ao mercado de trabalho. “Eu trabalhava na área de supermercado, mas minha filha caçula teve uma doença rara e tive que sair do trabalho para cuidar dela. Hoje ela está bem, já saiu do tratamento. Então, estou aproveitando o tempo livre, que ela está na escola, para fazer esse curso”, conta.

“Eu gosto muito de cozinhar creme, escondidinho… e sempre tive curiosidade de aprender a fazer algo doce. Está sendo um incentivo para nós, donas de casa, aprendermos, desenvolver um trabalho aqui dentro do Conjunto. Quem sabe, com esse curso aqui não desenrolo um negócio”, completa sorridente.
Quem também está participando da formação é o morador do Parque Iracema, João Batista (51). Ele explica que a oficina vai contribuir para as produções em casa, para a família, e para economizar nas festas. “Eu pretendo dar uma esticadinha mais na frente, quero ver se eu consigo investir. Começar a vender no trabalho e, eu fazendo para mim mesmo, já vou ganhar um dinheirinho e fico lá dentro, divulgando para os colegas, mostrar o que o cara está aprendendo”, afirma.

Duas novas turmas devem iniciar, nesta semana, no Cits do Parque São José.

Sobre os Cits


Vinculados à SPS, os Cits ofertam cursos de qualificação profissional para formação de mão de obra para o mercado formal de trabalho, para prestadores de serviços autônomos e empreendedores. Também promovem atividades socioesportivas, possibilitando o acesso da comunidade à cultura, ao esporte e lazer. Os Centros estão distribuídos, estrategicamente, em sete bairros de Fortaleza, com altos índices de vulnerabilidade social.