Em Recife, gestores da SRH participam do Seminário de Segurança Hídrica para o Nordeste
26 de março de 2025 - 11:27 #nordeste #Recife #segurança hídrica
Texto e fotos: Ascom SRH
Visando discutir as iniciativas de Segurança Hídrica para o Nordeste, o Banco Mundial e os noves estados nordestinos participam, nos dias 26,27 e 28 de março, do III Seminário Internacional sobre a Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste, que acontece no Centro de Eventos de Recife/PE. O Governo do Ceará é representado pelo secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, pelo presidente da Cogerh, Yuri Castro, pelo diretor da Cagece, Emanuel Salmito, e pelo técnico do Projeto São José, da SDA, Jânio Menezes.
O evento tem como objetivo promover um processo estruturado de mobilização, discutindo avanços, desafios e possíveis soluções para o setor hídrico e de saneamento, em especial, no ambiente rural, para que sejam atingidas as metas de universalização do serviço de água e esgoto no Nordeste.
Para o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, o evento é uma importante forma de reunir experiências internacionais e nacionais que possam apontar eventuais soluções alguns desafios da Região Nordeste. “As discussões e ações propostas que serão apresentadas nesses dias servirão de embasamento para o Banco Mundial trabalhar com os Estados projetos que garantam segurança hídrica. No Ceará, o Banco é nosso parceiro no Projeto Malha D’água, que será o maior projeto de adutoras do país. O que pode ser referência para outros Estados do Nordeste”.
As ideias propostas no seminário resultarão em um documento com “desafios e soluções para universalizar água e esgoto no Nordeste”, com discussões sobre a gestão sustentável da infraestrutura hídrica e o gerenciamento de recursos hídricos em tempos de seca.
Segundo o presidente da Cogerh, Yuri Castro, o evento estimular a troca de experiências e conhecimentos, principalmente com práticas e inovações internacionais. “Os Estados do Nordeste possuem desafios em comum e as soluções podem ser identificadas nos próprios Estados. É importante para identificar uma agenda integrada e buscar apoio, como o do Banco Mundial”.
Participam do seminário, o secretário dos Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, o secretário de Sustentabilidade e Mudança Climáticas do Consórcio Nordeste, Anselmo Castilho, a especialista do Banco Mundial, Paula Freitas, o diretor da Agência Nacional de Águas, Nazareno Araújo, secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Olivier Chagas, além de técnicos e gestores dos Estados do Nordeste ligados à área dos Recursos Hídricos e Saneamento.