ESP-CE celebra formação de novos especialistas em Gestão de Saúde

27 de março de 2025 - 11:04 # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP-CE - Texto
Raiane Ferreira - ESP-CE - Foto

Solenidade que marcou o encerramento da turma ocorreu dentro do 22º Congresso do Cosems-CE

O Ceará conta agora com o reforço de 37 novos especialistas em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde. Os profissionais foram formados pela Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) ao longo de 12 meses e, nessa terça-feira (25), receberam o certificado de conclusão de curso, durante solenidade no Centro de Eventos (CEC), em Fortaleza.

A cerimônia aconteceu dentro da programação do 22º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), reunindo, além dos discentes, familiares e gestores de saúde.

Diretora de Pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa compareceu ao momento solene e representou o superintendente da instituição, Luciano Pamplona. Saudando os formandos, a gestora destacou a relevância do papel que os alunos já assumem no âmbito da administração pública.

Potencializar o SUS

“Ficamos felizes por estarmos entregando à sociedade e à nossa rede de serviços de saúde profissionais egressos de uma formação tão relevante e que será a base para potencializarmos, ainda mais, o Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Já para Ligia Lucena, gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, a missão de formar gestores no campo da saúde é uma das diretrizes que move a autarquia estadual e gera resultados sentidos diretamente na sociedade.

Além das gestoras da ESP/CE, a mesa de abertura do evento contou com as presenças de Ícaro Borges, concludente do curso e, na ocasião, representante da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho; e Rilson Sousa de Andrade, presidente do Cosems-CE.

De caráter regionalizado, a iniciativa educacional reuniu profissionais de nível superior vinculados às secretarias municipais de saúde e órgãos públicos de diversos municípios cearenses.

Uma das participantes da especialização foi Marcleide do Nascimento. Secretária de saúde do município de Farias Brito, distante 475 quilômetros de Fortaleza.

Márcia Gomes integrou a turma e celebrou mais uma etapa da trajetória profissional concluída. “A experiência do curso foi muito boa porque abordou muitas áreas da gestão que a gente já vivencia e não se restringiu ao foco de uma apenas. Tudo isso engrandeceu muito a nossa formação”, relatou.

A formação

Idealizado a partir de uma parceria entre a ESP/CE, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e o Cosems-CE, a Especialização em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde tem como principal objetivo tornar os participantes aptos a desenvolver, na prática, habilidades, atitudes e competências necessárias para atender às demandas presentes na rotina da saúde pública.

Composto por 460 horas, o curso inclui na estrutura curricular temas como a gestão dos serviços do SUS, a capacidade de governança, o gerenciamento das ações de Vigilância e Promoção da Saúde, os tópicos de metodologia da pesquisa científica, entre outras abordagens.

De acordo com a Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos) da ESP/CE, uma nova turma do curso deve ser disponibilizada no próximo mês de junho. O anúncio foi feito durante apresentação de um painel na solenidade de encerramento.