Cogerh promove seminário sobre monitoramento de águas subterrâneas no Ceará

28 de março de 2025 - 10:43

Texto e arte gráfica: Ascom Cogerh

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), por meio da Gerência de Projetos, realiza no próximo dia 9 de abril o seminário “Águas Subterrâneas no Ceará: Cenário Atual e Desafios”. O evento acontecerá no auditório da sede da Companhia e reunirá especialistas para debater os avanços no estudo das águas subterrâneas no Estado.

Considerando o crescimento da demanda por águas subterrâneas no estado do Ceará, principalmente no Vale do Cariri, Chapadas do Apodi e Ibiapaba, e Litoral Oeste, a Cogerh vem atuando no sentido de realizar continuamente o monitoramento das águas subterrâneas do território, possibilitando um futuro mais seguro e sustentável dos recursos hídricos cearenses.

O encontro visa apresentar e analisar novos dados coletados desde a última edição do seminário, realizada em agosto de 2024, na cidade do Crato. O foco será a utilização de isótopos ambientais como ferramenta para rastreamento da movimentação da água subterrânea, permitindo a identificação de sua origem e o tempo de residência nos reservatórios subterrâneos.

Na Bacia do Araripe, desde agosto de 2009, a Cogerh realiza monitoramento automatizado, através de estações com dataloggers, em 24 poços, Os dados são disponibilizados no seguinte link: https://pocos.cogerh.com.br.

Nas demais bacias hidrográficas do estado, incluindo ambiente cristalino, é realizado, mensalmente, monitoramento manual em 568 unidades. Os resultados são publicados na forma de boletins no site da Cogerh.

Os estudos apresentados no seminário são resultados de um convênio firmado entre a Cogerh e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNEP). O acordo, com duração de três anos (2022-2025), tem contribuído para o avanço no conhecimento sobre as águas subterrâneas no Ceará.