Egressos do sistema prisional cearense concluem curso gastronômico de confeitaria do Senac

28 de março de 2025 - 12:14 # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - SAP - Foto

Com o objetivo de promover a ressocialização e gerar oportunidades de geração de renda para os egressos do sistema prisional do Ceará, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Coispe), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou o curso “Bolos e Doces Regionais”. A capacitação contou com a participação de 14 egressos e teve uma carga horária de 20 horas/aulas.

A capacitação oferece conhecimentos e habilidades essenciais no preparo de bolos e doces regionais, abordando técnicas de higiene e segurança para evitar contaminações e garantir a qualidade dos produtos. O curso abrange o preparo profissional, com o uso de fichas técnicas e boas práticas de cozinha, além de ensinar a seleção dos melhores ingredientes para receitas perfeitas. Os participantes também aprendem a finalizar e apresentar os bolos e doces de forma impecável, e a manipulação correta de utensílios, cuidados com a conservação dos alimentos e ferramentas.

A coordenadora de de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Coispe), Cristiane Gadelha, fala sobre o papel importante da parceria para tornar as oportunidades uma realidade. “A parceria com o Senac é fundamental para oferecer aos egressos do sistema prisional a oportunidade de reconstruírem suas vidas por meio da capacitação e do desenvolvimento de novas habilidades. Estamos construindo um caminho mais sólido para a ressocialização, proporcionando aos participantes não apenas conhecimento técnico, mas também a chance de se reintegrar à sociedade com dignidade e uma fonte de renda. Esse é um trabalho que estamos investindo e que cresce a cada dia, contribuindo para transformar realidades e abrir novas portas para aqueles que mais precisam”, disse.

A professora do curso “bolos e doces regionais” do SENAC, Nubia Lima, fala sobre a importância da qualificação profissional. “O curso oferece aos alunos a oportunidade de reintegração no mercado de trabalho ou de empreender com as técnicas e produtos adquiridos, gerando uma fonte de renda, seja em casa ou fora dela. Para mim, é gratificante fazer parte desse projeto, ajudando as pessoas a conquistarem autonomia financeira e a avançarem profissionalmente”, afirma.

A aluna egressa do curso de bolos e doces regionais, Francisca da Costa, se sente realizada com a oportunidade. “O curso me ajudou a aprender tudo o que eu não sabia, desde doces até bolos e até mesmo a pamonha, que era algo novo para mim. A professora foi excelente, nos ensinou a ler as receitas e a executar cada passo com perfeição. Tudo o que fizemos ficou muito gostoso. Com tudo que aprendi, me sinto preparada para aplicar no mercado de trabalho e até abrir meu próprio negócio”, disse.

O aluno egresso do curso “bolos e doces regionais”, Mateus Silva, fala sobre suas expectativas após a certificação. “Esse curso tem sido uma grande oportunidade para expandir meu conhecimento e adquirir sabedoria na área da gastronomia. Mesmo já tendo alguma formação, aprendi coisas novas e complexas que antes não sabia. A professora tem nos ensinado técnicas simples, mas que são fundamentais e profundas. Acredito que isso vai me ajudar muito no mercado de trabalho, especialmente porque sempre tive o desejo de atuar de forma autônoma na cozinha. Minha experiência anterior, em que precisei aprimorar minhas habilidades culinárias ao trabalhar com uma parceira que não sabia cozinhar, me deu a base. Agora, com o curso, estou aprimorando minhas técnicas, especialmente na área de sobremesas”, atenta.