Em intercâmbio de gestão, Ceará e Maranhão discutem gestão hídrica

28 de março de 2025 - 10:51 # # # #

Texto e fotos: Ascom SRH

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), representada pelo secretário Fernando Santana, visitou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA-MA) para conhecer a gestão maranhense e discutir problemas, necessidades, soluções e riscos relacionados à governança da água.

O secretário Fernando Santana destacou a importância do aprendizado conjunto diante dos desafios e soluções compartilhadas. “Os estados do Nordeste, apesar das diferenças pluviométricas, possuem características semelhantes. Entender como funciona a gestão em cada estado nos ajuda a evoluir, assim como podemos contribuir com nossa experiência para o aprimoramento da gestão hídrica nos demais estados nordestinos.”

Também presente na visita, o presidente da Cogerh, Yuri Castro, ressaltou o modelo de cobrança adotado pelo Ceará. “Como a escassez hídrica é um desafio maior no nosso estado, tivemos que adotar medidas para conscientizar a população sobre o uso racional da água. Nossos rios não são perenes, eles dependem da chuva para existir, o que impacta fortemente a zona rural. Contamos com ferramentas de gestão que garantem segurança hídrica mesmo em períodos de estiagem.”

O secretário da SEMA-MA, Pedro Chagas, reforçou que os desafios hídricos dos estados nordestinos são, ao mesmo tempo, distintos e semelhantes. “Diferente do Ceará, o Maranhão tem abundância de água. Nossa média pluviométrica é a maior do Nordeste, assim como a quantidade de água armazenada. O que nos falta é aprimorar a gestão desses recursos, e essa troca de experiências com o Ceará representa uma grande oportunidade de aprendizado, já que eles são referência na área.”

Durante o encontro, o secretário Fernando Santana apresentou as ações e projetos executados pelo Governo do Ceará, por meio da SRH, Cogerh, Funceme e Sohidra, destacando iniciativas que há décadas vêm gerando bons resultados para a gestão hídrica do estado.

Como desdobramento da reunião, a equipe do Governo do Maranhão, coordenada pela SEMA-MA, realizará uma visita ao Ceará para conhecer de perto o Projeto Malha D’água e as obras de duplicação do Eixão das Águas, ambas consideradas essenciais para o abastecimento da população cearense.