Tecnologia viabilizada pela Etice agiliza atendimentos na Saúde do Ceará

31 de março de 2025 - 15:59 # # # #

Ascom Etice - Texto e fotos

Em julho de 2023, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou que o objetivo do governo do Ceará era dar celeridade às cirurgias eletivas. Um ano depois, mais de 150 mil cirurgias haviam sido realizadas. A tecnologia viabilizada por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) – com soluções presentes em programas como o Saúde Digital, o Ceará APP Ceará e painéis – é usada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para acompanhar a lista de espera e a posição na fila de cirurgias no Ceará.

A regulação de leitos é o processo que define o local e a data mais adequados para o atendimento de um paciente no Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe médica da central de regulação analisa as condições clínicas do paciente, exames e diagnóstico. Com base nessas informações, a central busca um serviço especializado na rede do SUS que atenda às necessidades do paciente. Caso haja vaga disponível, o leito é reservado para o hospital executante.

Processo de escolha mais ágil

A licitação do serviço foi feita pela Etice por um processo ágil, seguro e com empresas de ponta pré-qualificadas. Houve o lançamento de um edital de credenciamento e depois uma Consulta de Estimativa Técnica de Serviços de Nuvem Pública. “Nesta modalidade, há a contratação de serviços de cessão de direito de uso da plataforma na nuvem para organizar e administrar um complexo regulador, de forma absolutamente transparente e eficaz”, explica Ramsés Oliveira, técnico da Etice.

O sistema funciona desde dezembro de 2019 e é utilizado pelas Centrais Estaduais de Regulação dos Serviços de Saúde, secretarias municipais, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas e Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs) consorciais do Estado. No contrato, gerenciado pela Etice, a empresa Golden presta serviço de supervisão do funcionamento do sistema, realizando o suporte técnico e intermediando o desenvolvimento de melhorias.

Funcionamento e finalidade

Jackson Martins, coordenador de Tecnologia, Inovação e Soluções Digitais da Sesa-CE, explica que, além do acompanhamento da fila de cirurgias eletivas e regulação de leitos, por meio do sistema são realizados diversos serviços destinados à população cearense, como procedimentos médicos, consultas e exames. Todo e qualquer cidadão cearense que necessite do serviço público de saúde de média e alta complexidade e não tenha oferta em seu município é beneficiado pelo sistema.

“Cada unidade que tem acesso ao sistema insere suas próprias solicitações de leitos, exames ou consultas, conforme a demanda necessária. A partir disso, as Centrais de Regulação Estaduais analisam os dados recebidos para que possam encaminhar os pacientes aos serviços de saúde que tenham o perfil e a oferta dos procedimentos solicitados”, explica Jackson.

Vantagens

A vantagem do sistema de regulação para os cidadãos é a sistematização dos serviços de saúde de média e alta complexidade, de modo que a Secretaria da Saúde do Ceará possa atuar de forma justa e equânime, de acordo com o nível de prioridade de cada paciente que necessite de assistência.

“Todo esse processo permite direcionar cada paciente de forma adequada, garantindo que a pessoa certa receba o atendimento certo, no momento certo, na unidade assistencial mais apropriada”, ressalta Francisco Barbosa, presidente da Etice.