Etice e parceiros estruturam projeto do CCTD de acompanhamento de egressos do sistema educacional do Ceará
1 de abril de 2025 - 16:12 #Ceará #Etice #projeto do CCTD #sistema educacional
Texto e fotos: Marcos Felipe Martins - Ascom Etice
A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), por meio da iniciativa do Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD) reuniu-se, nesta segunda-feira (31), com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria do Trabalho (Set), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Amazon Web Services (AWS) para avançar na organização do projeto de acompanhamento de egressos do sistema educacional do estado. O encontro aconteceu no Ninna Hub, espaço de inovação localizado em Fortaleza.
A iniciativa busca criar um sistema eficiente para monitorar o percurso profissional e acadêmico dos estudantes que concluíram a educação básica na rede pública estadual. Para estruturar a proposta, foi aplicada a metodologia de inovação da Amazon chamada “Trabalhar de trás para frente”. O método parte da centralidade do usuário, identificando suas necessidades e desafios antes de desenhar soluções concretas que tragam impactos positivos.
De acordo com o assessor da presidência da Etice, Sandoval Bastos, o projeto é um passo essencial para conectar a formação educacional com as demandas do mercado de trabalho e do ensino superior. “Essa ação representa um avanço importante na formulação de políticas públicas mais assertivas para a juventude cearense. Com um acompanhamento mais preciso dos egressos, será possível criar estratégias que ampliem as oportunidades e melhorem a empregabilidade dos nossos jovens”, destacou.
O projeto segue em fase de estruturação, com novos encontros programados para definir os próximos passos. A expectativa é que, com a expertise dos órgãos envolvidos e o suporte tecnológico da AWS, seja desenvolvido um sistema inovador e eficiente para fortalecer a trajetória dos estudantes após a conclusão da educação básica.