Sesa amplia parque tecnológico do Laboratório Central de Saúde Pública com aquisição de seis novos equipamentos
1 de abril de 2025 - 17:34 #combate ao HIV #GeneXpert #hepatite B #Hepatite C #HIV #lacen #tuberculose
Kelly Garcia - Ascom Sesa - Texto
Thamires Oliveira - Sesa - Fotos
A partir da aquisição, a rede de laboratórios do Lacen passa a contar com dez equipamentos do tipo funcionando
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou a aquisição de seis novas máquinas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Os equipamentos, chamados de GeneXpert, possibilitam diagnósticos de tuberculose, hepatites B e C, além de dosagem de carga viral de HIV.
Segundo a titular da pasta, Tânia Mara Coelho, essas máquinas trarão mais agilidade para os diagnósticos da população. “Os aparelhos utilizam a técnica de biologia molecular, que identifica o material genético do agente infeccioso causador da doença, possibilitando um diagnóstico mais rápido e preciso”, explica.
Os equipamentos, aliados aos profissionais que compõem o Lacen, modernizam a saúde do Estado. “Ao todo, serão cerca de 200 amostras analisadas por dia. A tecnologia somada ao trabalho de farmacêuticos bioquímicos do Lacen fortalece as respostas da saúde pública a doenças de interesse epidemiológico e a emergências sanitárias. Modernizar a saúde do Estado e proporcionar um atendimento cada vez melhor à população cearense são prioridades do governador Elmano de Freitas”, pontua a secretária.
Os equipamentos, aliados aos profissionais que compõem o Lacen, modernizam a saúde do Estado
Com investimento de R$ 1.108.380,06, a compra dos aparelhos foi financiada pelo Ministério da Saúde (MS) com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com o diretor-geral do Lacen, Ítalo Mesquita, outro ganho para a população com essas máquinas é a possibilidade de detecção em poucas horas do bacilo da tuberculose. “Será possível um diagnóstico mais preciso, mesmo em amostras com pouquíssimas bactérias”.
Regionalização
A partir da aquisição, a rede de laboratórios do Lacen passa a contar com dez equipamentos do tipo funcionando: dois em Juazeiro do Norte, sete em Fortaleza e um em Tauá, na Região de Saúde do Sertão Central.
Tauá, que recebe pela primeira vez a máquina, iniciou a análise de amostras na segunda-feira (31), para testagem de tuberculose. “A intenção da Sesa é levar ações de promoção à saúde para mais perto da população. Esperamos poder atender à população dos municípios de Parambu, Arneiroz, Aiuaba e Ipueiras, Nova Russas, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Poranga e Ipaporanga, Crateús, Independência, Novo Oriente e Quiteranópolis, disponibilizando um equipamento de alta tecnologia agregada”, explica Ítalo Mesquita.
Além de em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Tauá, existem Laboratórios Regionais de Saúde Pública nos municípios de Crato, Icó e Senador Pompeu.