Em Maracanaú, Semace conscientiza alunos sobre os benefícios da agrofloresta para o meio ambiente

3 de abril de 2025 - 18:49 # # # #

Texto e fotos: Ascom Semace

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da programação da Festa Anual das Árvores na Escola Estadual Professor Edmilson Pinheiro, localizada em Maracanaú, nessa quarta-feira (2). A educadora ambiental atuante na Diretoria de Fiscalização da Semace, Deborah Freire, explicou para os alunos do ensino médio a diferença entre produtos orgânicos, agroecológicos e agroflorestais.

“A agrofloresta é um método de agricultura muito importante principalmente para o semiárido, a Caatinga, nosso principal bioma. Com as técnicas utilizadas dá para produzir alimentos e combater a escassez hídrica, principal problema ambiental nesse tipo de ecossistema. Quanto mais disserminarmos esse conhecimento, mais pessoas serão despertadas com essa consciência. Principalmente nas escolas que farão parte do nosso futuro”, explica Deborah Freire.

Em seguida, foi exibido um documentário “Agrofloresta: agricultura recuperando o meio ambiente”, mostrando que é possível ter uma agricultura que recupere áreas degradadas gerando renda, mantendo o solo vivo e também restaurando as nascentes. “Gostei muito, sempre é bom ver e aprender coisas novas”, comentou a aluna, Thays Gonçalves da Silva.

Até o próximo sábado (5), a escola realizará atividades de inclusão social e conscientização ambiental por meio do projeto Isca, iniciado pela professora Everane Freire. Os alunos participantes do projeto são jovens agentes que com a coordenação do professor Carlos Maciel pretendem implantar uma agrofloresta na escola em parceria com a Semace.

Em todo o nosso estado são realizadas ações de educação ambiental por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) em parceria com diversos municípios cearenses com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

Saiba mais

Desde de 1965, todo ano é comemorada a Festa Anual das Árvores, quando foi instituída pelo Decreto Federal Nº 55.795. Durante a última semana do mês de março, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Ceará participam com várias ações educativas ambientais. Em cada ano é escolhido um tema para direcionar os trabalhos. O tema deste ano é “Por um Ceará mais Verde e Sustentável”.