Cogerh firma contrato para entrada no Mercado Livre de Energia e projeta economia de mais de 20%

4 de abril de 2025 - 16:37 #

Texto e foto: Ascom Cogerh

Em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (04), no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), foi assinada a ordem de fornecimento que marca oficialmente a entrada da Companhia no Mercado Livre de Energia. A medida representa um passo estratégico rumo à eficiência energética e à sustentabilidade financeira da empresa.

A solenidade contou com a presença da Diretoria da Cogerh, do Secretário Executivo da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado, José Ailton Brasil, de representantes da empresa fornecedora Matrix Energia, além de convidados e colaboradores.

O novo contrato, firmado com a Matrix Comercializadora de Energia Elétrica S.A., contempla todas as unidades da Cogerh que operam em alta tensão. Com um valor total aproximado de R$ 48 milhões, o fornecimento terá duração de três anos e prevê uma economia estimada superior a 20% em relação ao custo que seria pago caso a energia continuasse sendo adquirida no mercado regulado, via Enel.

Durante o evento, o diretor-presidente da Cogerh, Yuri Castro de Oliveira, destacou os ganhos esperados com a mudança. “O consumo de energia elétrica é um dos maiores custos da Companhia, em função das operações de bombeamento para transferência hídrica. A entrada no Mercado Livre de Energia é uma ação estratégica para tornar nossas operações mais eficientes e sustentáveis, com impacto direto no planejamento financeiro da empresa”, pontuou.

Atualmente, a Cogerh realiza a transferência hídrica entre bacias e o fornecimento de água para grandes consumidores, como a Cagece e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

O Gerente de Eficiência Energética, Carlos Alberto falou sobre a estrutura que será contemplada “A assinatura do contrato com a Matrix marca um passo estratégico fundamental para a Cogerh. A migração de 38 unidades para o Mercado Livre de Energia permitirá uma redução significativa dos custos operacionais, especialmente nas estações de bombeamento, que são essenciais para a transferência hídrica entre bacias. Essa iniciativa representa mais eficiência, previsibilidade e sustentabilidade na gestão dos recursos hídricos do Ceará”.

O secretário executivo da SRH,  José Ailton, ressaltou a importância da medida para o Estado: “ Este momento é um avanço na gestão pública, uma demonstração de como o governo do Ceará está comprometido com a inovação e a eficiência no uso dos recursos públicos.”

Também participaram da mesa solene  o diretor de Operações, Tércio Dantas Tavares e o representante da Matrix Energia, João Gilberto Galvão Rossi.