Programa que busca ampliar participação de negros no comércio exterior está com inscrições abertas em Fortaleza

7 de abril de 2025 - 16:00 #

Ascom SIR - Texto

O programa Raízes Comex está com inscrições abertas, até esta segunda-feira (7), em Fortaleza, para o curso de Qualificação em Assistente de Serviços em Comércio Exterior. A capacitação é voltada para pessoas negras com renda per capita de até dois salários mínimos e escolaridade mínima de ensino médio.

Ao todo, são ofertadas 180 vagas. Entre os temas abordados estão exportação, importação, despacho aduaneiro e operações logísticas. A escolha de Fortaleza como uma das cidades para receber a capacitação se deve à sua localização portuária e aeroportuária estratégica.

As aulas ocorrerão de 14 de abril a 11 de junho, das 13h às 17h, na unidade Sesc Centro (Rua Senador Jaguaribe, 324). A iniciativa, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR).

Inserção no mercado de trabalho

De acordo com um estudo da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, em parceria com o MIR, pessoas negras ocupam apenas 8,9% dos cargos de diretoria e 21% das posições gerenciais em empresas exportadoras.

Nesse sentido, a titular da Secretaria de Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, destaca a importância da iniciativa. “A participação de pessoas negras no mercado de trabalho é de extrema importância, principalmente em um cenário como o apontado pelo estudo dos ministérios que lideram a iniciativa. Nosso estado, dentro da política de exportação brasileira, desempenha um papel estratégico, o que abre um leque de oportunidades para todos os interessados na capacitação.”

Os interessados devem realizar a inscrição online, por meio do formulário disponibilizado pelo MIR. Clique aqui para se inscrever (clique aqui).