SPS planeja expansão de programa que reforça o afeto na educação das crianças
7 de abril de 2025 - 15:17 ##SPS #Programa #Educação #Crianças
Texto e foto: Ascom SPS
Nesta terça-feira (8), às 9h, no auditório da Secretaria da Proteção Social (SPS), serão certificados 36 novos profissionais para atuarem com estímulo ao afeto no desenvolvimento infantil através do ACT – Educar crianças em ambientes seguros. Com as novas certificações, o ACT chegará a outros 30 municípios no Ceará, alcançando a marca de 54 municípios contemplados com a metodologia. A criação com afeto é uma prática cada vez mais difundida no Ceará, que vem implantando essa tecnologia social em equipamentos de atendimento às famílias e nas unidades de acolhimento institucional e social.
“O grande legado do ACT é desmistificar a educação primitiva, de que o comportamento das crianças é afronta aos pais. São respostas naturais do processo de desenvolvimento infantil. O ACT representa uma tomada de consciência para pais, mães e cuidadores que acreditam que aquele modelo que aprenderam na infância é o único possível para educar seus filhos. Com o ACT, eles transformam a relação que estão construindo com seus filhos, a partir do entendimento de uma educação positiva e sem violência”, ressalta a coordenadora do Mais Infância Ceará e uma das facilitadoras do ACT no Estado, Dagmar Soares.
Durante o evento também será realizada a Assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Projeto Primeira Infância Antirracista e avaliação do Act no Ceará, além de uma apresentação do plano de expansão do ACT no Estado. Estarão presentes neste encontro, a vice-governadora e secretária titular da SPS, Jade Romero; a titular da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira e a Ceo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz.
Reconhecimento
A SPS recebeu o Selo Ouro pelo desempenho e avanços no ACT Ceará. O programa vem registrando performance positiva na implementação, aceitação e aplicação da metodologia, na melhoria da interação no núcleo familiar e das relações entre pais e filhos, entre as mais de 1.700 famílias assistidas pela tecnologia social.
A titular da SPS, Jade Romero, destaca que toda criança em processo de desenvolvimento precisa ter a segurança de que tem por perto um adulto cuidador que vai suprir suas necessidades. “Nós precisamos investir na infância e o Estado do Ceará tem saído à frente com este programa. Investimos no ACT porque sabemos que ele tem fundamentação teórica e científica, e é um grande aliado das políticas públicas.Toda criança tem direito a ter acesso a uma educação positiva, sem violência e que lhe proporcione autonomia e auto-estima para enfrentar os desafios da vida”, conclui a gestora.
O público alvo do ACT são famílias inseridas nos programas Mais Infância Ceará e de Proteção e Atenção Integral à Família (Paif), contempladas com o Cartão Mais Infância e que tenham crianças de zero a seis anos de idade. Para além das famílias que são o público-alvo do programa, a SPS está capacitando multiplicadores do programa no Ceará, a fim de alcançar os 184 municípios cearenses e todos os equipamentos sociais da Pasta.