Governador Elmano de Freitas participa de reunião do Consórcio Nordeste, em Brasília

9 de abril de 2025 - 17:24 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Wesley Amancio - Fotos

Fortalecendo a união dos estados da região Nordeste, o governador Elmano de Freitas participou, nesta quarta-feira (9), da II Assembleia Geral de Governadores e Governadoras do Consórcio Nordeste. Desta vez, sediada em Brasília, o encontro tratou da busca por investimentos internacionais na região, dando ênfase às áreas de infraestrutura, energias renováveis e inovação.

Na agenda da reunião foi discutida a agenda legislativa, sistema elétrico, missão internacional ao Oriente Médio, COP 30 – que será sediada no Brasil – e outros assuntos de interesse da região. O chefe do Executivo Estadual enfatizou a importância da reunião, ressaltando que “o foco é traçar prioridades para que o Ceará e toda região siga avançando”.

“A união dos governadores e governadoras é fundamental para a implementação de ações que colaborem para a redução da desigualdade regional e o crescimento do Ceará e Nordeste. Entre as iniciativas, temos trabalhado para, junto aos outros estados da região, consolidar investimentos em energias renováveis”, ressaltou Elmano de Freitas.

Caravanas de Inovação

Ainda nesta quarta-feira (9), o chefe do Executivo Estadual também participou do lançamento do projeto Caravanas de Inovação, uma ação do Laboratório de Inovação da Advocacia-geral da União (AGU) que vai percorrer 10 estados brasileiros com o objetivo de impulsionar a inovação e a transformação digital na advocacia pública brasileira.

“Com o auxílio e a qualificação dos profissionais da AGU, teremos grandes resultados no Ceará e sei que esses resultados se espalharão por todo o Brasil”, destacou o governador Elmano de Freitas.

A primeira edição das Caravanas aconteceu justamente no Ceará, durante toda quarta-feira, com a participação de 150 advogados públicos que se inscreveram para webinários, contribuindo no processo de qualificação e avanço nas metodologias de gestão para as Procuradorias estaduais e municipais.

A solenidade contou com a participação do procurador-geral do Ceará, Rafael Machado.

Outras agendas em Brasília

Em busca de melhorias e investimentos para o Ceará, o governador participou de uma série de agendas em Brasília. Na última terça-feira (8), o gestor estadual se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar sobre o andamento das obras dos lotes 3 e 4 do Cinturão das Águas. Após concluído, o Cinturão vai beneficiar 4,5 milhões de cearenses.

“Seguimos firmes, de mãos dadas com o presidente Lula, para concluir esse importante empreendimento até 2026. Na pauta, também discutimos outras ações que vão reforçar a segurança hídrica no nosso estado, como a construção de novas barragens no interior”, comunicou o governador.

O governador, ainda na terça-feira (8), também se reuniu com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto, para tratar do fortalecimento da parceria com o Estado. “Nós discutirmos parcerias do governo do Estado com a Conab, seja na permuta de imóveis, para nós resolvermos definitivamente a situação da Ceasa, na Serra da Ibiapaba, em Tianguá, ou seja para a gente favorecer os agricultores familiares, na compra e na expulsão de alimentos. Eu tenho certeza que as nossas conversas e as parcerias que vamos realizar, e que estamos realizando, serão muito benéficas para o nosso povo”, pontuou Elmano.

O presidente da Conab se mostrou satisfeito com a reunião feita em prol do povo cearense. “Essa é uma parceria que nós já estabelecemos há algum tempo, mas agora nós vamos aprimorar. Vamos aprimorar, efetivar outras parcerias do ramo do abastecimento, com construção de novas estruturas e, principalmente, um projeto para levar comida boa na mesa de quem está esperando, da agricultura familiar e dos assentados da reforma agrária”, concluiu Edgar Pretto.

Na manhã desta quarta-feira (9), o encontro foi com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar de mais investimentos para o Ceará, com a missão de consolidar o estado como um Hub do Hidrogênio Verde no país.