Seduc pactua metas de gestão para 2025 com coordenadores das Regionais
9 de abril de 2025 - 14:49 #Coordenadores regionais #Metas de gestão 2025 #SEDUC
Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Yuri Martins - Foto
A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (8), uma reunião de pactuação de metas entre a gerência do órgão e as 23 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A ação tem o intuito de alinhar objetivos, fortalecer o compromisso coletivo com a qualidade do ensino e promover uma gestão mais eficiente e transparente, fomentando a corresponsabilização com as metas do Índice de Desenvolvimento do Ensino Médio (IDE-Médio), indicador de qualidade educacional criado pela Seduc, tendo em vista o ano de 2025.
O encontro contou com a participação dos secretários executivos Jucineide Fernandes, do Ensino Médio e Profissional; Helder Nogueira, de Equidade e Direitos Humanos; Ciza Viana, de Gestão da Rede Escolar; e Iran da Silva, de Planejamento e Gestão Interna. Estiveram presentes, ainda, os gestores das 23 Regionais, além de coordenadores da Seduc-sede.
O processo permite que as escolas compreendam claramente seus compromissos e contribuam ativamente para o alcance dos resultados educacionais esperados. Além disso, a pactuação favorece o acompanhamento contínuo do desempenho, a identificação de desafios específicos de cada contexto escolar e a implementação de estratégias pedagógicas mais eficazes, fortalecendo, assim, o engajamento com a aprendizagem dos estudantes e a equidade na educação.
Jucineide Fernandes lembra que a pactuação de metas ocorre anualmente entre todas as instâncias responsáveis pela educação cearense. “É um momento de reafirmarmos o nosso compromisso com a garantia da aprendizagem dos estudantes, por meio de metas claras, considerando a realidade, o contexto e a modalidade de cada escola. Esta é uma forma de termos um comprometimento de toda a rede de educação com a aprendizagem e o crescimento de cada estudante cearense”, ressalta.
Os resultados de aprendizagem são baseados na ampliação do acesso, na redução das desigualdades e na recomposição das aprendizagens.
Valdenir Rabelo, coordenador da Crede 13, entende o propósito da ação e acredita que a mobilização coletiva trará impactos positivos para toda a rede
“Levamos muito a sério a ritualização da pactuação de metas nas diferentes instâncias: Seduc-Crede, Crede-escolas e escolas-comunidade. No âmbito da Regional, os nossos gestores são desafiados a traçar um percurso a partir da sua realidade, com um norte bem definido, na busca da efetivação dos resultados de aprendizagem. O alcance da meta é, portanto, a materialização de todo esse esforço. A corresponsabilização é importante na medida em que somos uma rede constituída por uma diversidade de singularidades, as quais encontram sua unidade em um trabalho sonhado, planejado e executado, numa comunhão de esforços que se articulam colaborativamente, na busca de um propósito bem claro: o sucesso de nossos estudantes”, expõe.