Ação Acolher realiza mutirão de serviços para população indígena em Aratuba

10 de abril de 2025 - 13:54 #

Texto e foto: Ascom SPS

Com foco na atenção integral às comunidades tradicionais, o projeto Acolher realiza, nesta sexta-feira (11), uma edição voltada à população indígena no Polo de Saúde Indígena de Aratuba, das 9h às 16h. A iniciativa reúne diversos órgãos e instituições parceiras para garantir cidadania, acolhimento psicossocial, acesso a direitos e oportunidades de inclusão produtiva.

Durante todo o dia, serão ofertados serviços como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), orientações jurídicas, atendimentos voltados à política sobre drogas, apoio psicossocial, declarações para gratuidade de documentos, corte de cabelo, atividades infantis, distribuição de mudas de plantas medicinais e oficina de arte com foco em educação ambiental e reaproveitamento.

A ação também inclui encaminhamentos para cursos de qualificação profissional, inclusão de jovens no programa Primeiro Emprego, serviços de saúde, orientações à população LGBTI+, cadastro para vagas de emprego, habilitação ao seguro-desemprego e informações sobre a Carteira de Trabalho Digital. Encaminhamentos à rede psicossocial também estão previstos.

A edição conta com a articulação da Secretaria da Proteção Social (SPS), em parceria com o Governo do Ceará, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e a Defensoria Pública do Estado. O objetivo é promover o cuidado integral e respeitoso às especificidades culturais, fortalecendo a presença do Estado junto às populações indígenas do Ceará.

A próxima edição do Acolher voltado para comunidades indígenas já tem data marcada: será no dia 25 de abril, no município de São Benedito.

Serviço

Data: 11/04/2025 (Sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Endereço: Polo de Saúde Indígena – Aratuba

Programação

-Emissão de carteira de identidade nacional e outros documentos;

-Atendimentos psicossociais voltados para a política sobre drogas;

-Declaração para gratuidade de documentação;

-Encaminhamentos à rede psicossocial;

-Orientações à população LGBTI+

-Corte de cabelo;

-Atividades infantis;

-Distribuição de mudas de plantas medicinais;

-Encaminhamento de jovens para cursos de qualificação profissional e Primeiro emprego;

-Serviço de saúde;

-Orientações jurídicas;

-Realização de cadastro e oportunidade para emprego;

-Habilitação ao benefício do seguro- desemprego;

-Informações sobre CTPS digital;

-Oficina de Arte educação ambiental com ênfase na reutilização.