Governo do Ceará participa de um dos maiores eventos do setor de energia do país, no Rio de Janeiro

10 de abril de 2025 - 17:35 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Michele Leikan - Fotos

Com o Ceará sendo considerado pioneiro no ramo de energias renováveis, o governador Elmano de Freitas participou, nesta quinta-feira (10), do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia Elétrica, sediado no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores eventos do setor de energia no país, o evento também contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e diversas autoridades.

Para o gestor estadual, esse momento foi importante para “destacar os potenciais do Ceará em energias renováveis”, além de atrair empreendimentos e debater os desafios. “Espero que possamos ter uma grande unidade nesse país de compreensão de quanto o setor energético é absolutamente prioritário se queremos, realmente, uma nova industrialização do Brasil”, pontuou Elmano.

Como números bastante positivos quando se trata de produção de energias renováveis, como: ser o 4º maior produtor de energia eólica do Brasil e o 6º maior produtor de energia solar do país, e somado a isso ter a construção de um HUB de Hidrogênio Verde que demandará cerca de 10 GW de eletricidade – quando estiver em pleno funcionamento-, o governador pontuou a importância do debate sobre energia no Brasil.

“Não é possível falar, não é possível planejar, qualquer mudança da planta industrial brasileira se não tivermos as decisões necessárias do setor energético. E isso implica segurança jurídica para os investidores, maior rapidez nas decisões, precisamos de estudos e resultados mais céleres para garantir que os investimentos possam acontecer. Ainda mais em um setor que os investimentos são de 20 anos, 30 anos como são os investimentos em Hidrogênio Verde e em Datacenter, como é o caso do Ceará”, reforçou o governador.

Desafios a serem superados

Com a Hub de Hidrogênio Verde (H2V) em desenvolvimento com mais de 40 memorandos de entendimento assinados para a produção em solo cearense, o governador destacou que ainda existem desafios a serem superados no setor de energia para o projeto se estabelecer plenamente.

“Tem situações que às vezes são muito desafiadoras para quem é do setor público e privado, no tema da energia. Às vezes nos deparamos com situações que são inacreditáveis, como a situação de eu ter investidor, que quer investir em um determinado Estado, como é o meu [Ceará], e nós não termos as condições de ter celeridade para garantirmos o oferecimento de energia para algo que pode transformar economicamente o seu Estado, a sua região”, relatou o gestor. Para além do Hub de H2V, o Ceará ainda tem recebido investimentos no Hub Tecnológico, que conta com seis Data Centers funcionando, e três em construção, que somam investimentos de R$ 2.1 bilhões.

Para superar esse problema, o Governo do Ceará tem realizado tratativas com o Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia. “Nós precisamos de uma reforma com reforço do setor de energia, e decisões políticas para nos garantir celeridade nas decisões, de acordo com as necessidades da sociedade e dos investidores”, acrescentou Elmano. A meta do Ceará é produzir 1 milhão de toneladas/ ano de Hidrogênio Verde, em 2030.