SDE, Fiocruz e outras instituições cearenses alinham tratativas para implantação do Distrito de Inovação e Saúde no Ceará
10 de abril de 2025 - 14:52 #Distrito de Inovação e Saúde no Ceará #fiocruz #SDE
Ascom SDE - Texto
Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), da Agência de Desenvolvimento do Estado, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e de demais secretarias e instituições cearenses estiveram reunidos na sede da SDE para discutir detalhes do projeto do Distrito de Inovação e Saúde do Estado, que será instalado no município de Eusébio. O encontro ocorreu na quinta-feira dia 10 de abril.
Na pauta, o grupo tratou de frentes de trabalho dos órgãos envolvidos, alinhamento de metas, prazos, cronogramas do projeto e execução de atividades integradas.
“Para nós, da SDE, é uma grande satisfação vê a integração deste comitê para que juntos possamos atender prontamente a entrega deste grande empreendimento, uma das prioridades do governador Elmano de Freitas, e que evidenciará o Ceará com um polo tecnológico de saúde referência no país, além de beneficiar o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou o secretário executivo de planejamento e Gestão Interna, Rennys Frota.
Segundo o pesquisador e coordenador da área de inovação, produção e empreendedorismo da Fiocruz, Odorico Monteiro, “é fundamental fazer esse alinhamento, toda a diligência do encaminhamento do projeto. É muito alentador entender que o Estado do Ceará está colocando o Distrito como uma política estratégica de estado, que vai colocar o Ceará na rota do complexo econômico produtivo da saúde, sendo o segundo maior complexo produtivo do mundo, e é onde o Brasil é mais dependente do ponto de vista da sua balança comercial. Vamos construir um projeto de soberania nacional”, disse o gestor.
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) é o órgão que está atuando em parceria com a SDE para dar toda a segurança jurídica necessária à condução do processo.
“Temos uma atividade para fortalecer a regularização fundiária, a questão da infraestrutura básica que precisa ser criada no espaço já desapropriado pelo Estado, e temos também uma etapa para vencer que é a contratação da organização social que vai ficar responsável por todo esse processo de gestão do equipamento, uma área de atuação extremamente importante, que vai gerar muito desenvolvimento para o Estado e bons resultados para a nossa população”, informou o procurador-geral da PGE, Rafael Moraes.
Distrito de Inovação e Saúde
O Distrito de Inovação e Saúde é uma iniciativa do Governo do Ceará, em parceria com a Fiocruz e a Prefeitura do Eusébio, que reúne instituições públicas e privadas para pesquisa e serviços na área da saúde. O objetivo é fortalecer a economia local e estadual, garantir a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar a autonomia do Brasil no setor da saúde.
As atividades do parque tecnológico incluem a produção de insumos farmacêuticos, reagentes para diagnósticos, materiais médico-hospitalares, vacinas e soluções digitais.
As obras do equipamento já iniciaram e a previsão de entrega é em 2030.