Parceria entre Seas e Senac oferece novas oportunidades de qualificação profissional

11 de abril de 2025 - 11:09 #

Texto e foto: Ascom Seas

A parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vem transformando a realidade de adolescentes do sistema socioeducativo. Um jovem de 18 anos, atendido pela Seas na unidade de Semiliberdade Mártir Francisca, atualmente participa do curso de Barbeiro, com carga horária de 172 horas.

O curso, oferecido pelo Senac, abrange técnicas de corte de cabelo, modelagem de barba, higienização, visagismo, atendimento ao cliente e biossegurança, além de noções de empreendedorismo. Além de ensinar uma profissão, a formação também desperta nos alunos a consciência sobre a importância da qualificação profissional de qualidade como ferramenta de transformação social.

O adolescente, que participa das aulas com entusiasmo, relata a mudança de perspectiva que o curso proporcionou: “Eu imaginei que, chegando no sistema, não ia fazer curso, não ia fazer nada, né? Aí, quando cheguei aqui, tô fazendo curso, pensando em melhorar, trabalhar e abrir minha barbearia. Ganhar meu próprio sustento. Essa parceria é muito importante para o adolescente”, afirma.

A parceria com o Senac tem se mostrado essencial para garantir a inserção social e profissional dos adolescentes atendidos pela Seas em unidades socioeducativas. Com a oferta de qualificação profissional de qualidade, os jovens ganham novas perspectivas de vida, rompem ciclos de vulnerabilidade e são incentivados a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias.

Com o término da formação, o jovem planeja trabalhar como barbeiro e, futuramente, abrir sua própria barbearia. A iniciativa reforça o compromisso da Seas em promover a cidadania e a autonomia de jovens por meio da educação e da qualificação profissional.