CEE conquista Categoria Prata na avaliação de desempenho das ouvidorias da CGE

14 de abril de 2025 - 10:14 #

Texto e foto: Ascom CGE

A Ouvidoria do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) alcançou a Categoria Prata – Ouvidoria atendendo expectativas – Engajando cidadãos na avaliação de desempenho das ouvidorias realizada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), relativamente ao exercício de 2024. O reconhecimento foi divulgado em relatório da CGE, que avaliou 68 ouvidorias setoriais de órgãos e entidades do Governo do Estado do Ceará. A análise considerou os seguintes critérios: resolutividade das demandas com foco na percepção do cidadão, infraestrutura da ouvidoria, qualificação profissional do ouvidor, engajamento da ouvidoria nos objetivos do Sistema Estadual de Ouvidoria e resolubilidade das manifestações (respostas no prazo).

A pontuação foi definida a partir de dados gerenciais da plataforma Ceará Transparente, informações dos relatórios anuais das ouvidorias setoriais, visitas técnicas realizadas às unidades e dados sobre a qualificação dos ouvidores, coletados por meio de formulário eletrônico. A Categoria Prata – Ouvidoria atendendo expectativas – Engajando cidadãos é concedida às ouvidorias que demonstraram bom desempenho ao longo do ano e que obtiveram pontuação entre 4,4 e 5,6 pontos, ficando 46 ouvidorias nessa categoria, entre elas a do CEE, que atingiu 5,2 pontos.

Na avaliação da ouvidora do Conselho, professora Cláudia Coêlho, a representativa colocação da Ouvidoria do CEE representa um reconhecimento ao compromisso do Conselho com a transparência e com o diálogo com os usuários e com a sociedade em geral, ofertando uma escuta qualificada para a resolução de demanda diversas no âmbito da educação, sempre com a tempestividade possível para cada caso. A gestora celebra a conquista e assegura: “Estamos no caminho certo e vamos melhorar ainda mais, sempre ofertando vez e voz ao cidadão”.

Para a definição do resultado, a CGE utilizou um novo modelo. A avaliação passou a classificar todas as ouvidorias setoriais em três níveis: Ouro, Prata e Bronze. O novo formato objetiva valorizar o desempenho das ouvidorias setoriais, incentivando a proatividade, a melhoria contínua dos serviços e o fortalecimento da escuta qualificada no Governo do Estado. Excepcionalmente nesta edição, as notas foram atribuídas de forma diferenciada, devido à avaliação de desempenho estar em fase de transição. Foram reconhecidas as ouvidorias setoriais que alcançaram os patamares Ouro e Prata, conforme os critérios estabelecidos na Portaria CGE nº 07/2025.