Com apoio da Seir, programa seleciona lideranças negras para fortalecimento da participação na COP30

14 de abril de 2025 - 10:54 #

Ascom Seir - Texto
Walisson Braga - Ascom MIR - Foto

Estão abertas as inscrições para o Programa Kala-Tukula de Desenvolvimento de Lideranças para a Governança Global, iniciativa que visa fortalecer as capacidades de influência política de lideranças negras em fóruns internacionais, com foco na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento global será realizado no Brasil, em novembro de 2025.

Ao todo, são oferecidas 30 vagas para lideranças quilombolas, 15 para lideranças de povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana, e outras 15 para representantes de povos ciganos. Além disso, 40 vagas são destinadas a lideranças de outras representações da comunidade negra.

A iniciativa é do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e conta com o apoio da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir) na promoção do programa, com o objetivo de garantir a participação de representantes cearenses.

As inscrições, que são realizadas de forma online, seguem abertas até 9 de maio. Clique aqui e acesse o formulário.

Processo seletivo

O edital prevê critérios de paridade de gênero, diversidade regional e representatividade dos diferentes biomas brasileiros. Além das vagas titulares, será formada uma lista de cadastro reserva com 20 nomes.

O processo seletivo será composto por análise documental e entrevista virtual. Todos os detalhes e requisitos estão disponíveis no edital.