Melhorias para estrutura do Complexo da Sabiaguaba fortalecem o Turismo na capital

14 de abril de 2025 - 13:40 # # # #

Airton Lima - Ascom SOP - Texto
Eudes Brasil - Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e da Superintendência de Obras Públicas (SOP), realizou, na manhã de sexta-feira (11), a inauguração do novo piso do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, no litoral leste de Fortaleza. O evento contou com a presença da secretária da Sema, Vilma Freire, do superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças, do gestor do complexo da Sabiaguaba, Caio Quinderé, entre outros participantes.

“A sustentabilidade ambiental é uma das principais bandeiras dessa gestão do governador Elmano, e a SOP, em cada obra que executa, também é sensível a esse tema. Por isso, eu só tenho a agradecer ao Valdeci, à diretoria e a todos que fazem parte da equipe da SOP, pela entrega dessa reforma em tempo recorde. São pessoas altamente comprometidas com o serviço público, e nós, como cidadãos, temos o direito e o dever de cuidar e preservar essa área tão rica que é a Sabiaguaba, importante para o Meio Ambiente, para a Cultura e o Turismo”, agradeceu a secretária Vilma Freire.

O centro turístico, que possui quase 25 mil m² e faz parte do Parque Estadual do Cocó, teve o assoalho das áreas de alimentação e do pier totalmente recuperados, no intuito de oferecer mais comodidade aos moradores da região, visitantes e permissionários que atuam no equipamento. Além disso, a estrutura composta de madeira Ipê traz mais segurança, já que é adaptada ao fluxo de turistas e ao clima de maresia local.

“Supervisionamos essa obra continuamente para garantir que o investimento feito pelo Governo do Estado aqui atraia não somente mais turistas, como também proporcione a vocês, que tiram seu sustento da Sabiaguaba, mais oportunidades de trabalho e renda. Portanto zelem, cuidem do patrimônio público que pertence a vocês”, pediu Valdeci Rebouças aos profissionais do complexo.

Na ocasião, ainda houve o plantio de mudas na horta comunitária próxima aos 16 quiosques que integram o complexo, e uma visita ao Centro de Memória Raízes da Sabiaguaba, espaço que retrata a história das comunidades pesqueiras originárias da região.

Desenvolvimento Sustentável

O instrutor de canoagem, Galdino Malandrino, diariamente acompanha de perto o movimento pelo complexo da Sabiaguaba, e observa as melhorias empregadas no espaço para receber cada vez mais frequentadores: “estamos aqui desde 2021 vendo o crescimento do turismo na área, e a gente pode dizer que o polo da Sabiagaba hoje consegue abraçar muito bem seja o público cearense, seja os turistas de fora, principalmente depois das reformas feitas. A pessoa chega aqui e contempla essa vista maravilhosa do mangue e do rio, pratica esporte e aproveita com sua família o dia todo”, afirma Galdino, que atua na remada ecológica em canoa havaiana para turistas e em projetos sociais para crianças com transtorno do espectro autista (TEA).

Já o casal Luciano e Carol Furtado falam do prazer que é frequentar o Sabiaguaba, agora com uma estrutura mais organizada e que oferece mais segurança à população: “Fortaleza é uma cidade turística e acaba sendo de suma importância essa atuação da administração pública, fazendo o aproveitamento da áreas ambientais da cidade como a Sabiaguaba, de forma ordenada, preservando a Natureza e respeitando as tradições de quem vive aqui, ao mesmo tempo que investe no Turismo”, comentam.

O investimento estadual na reforma do piso do complexo foi de R$ 1,4 milhão. Em 2022, cerca de R$ 11,5 milhões já tinham sido destinados à revitalização da área. Equipamento onde se desenvolve uma série de atividades ligadas ao Ecoturismo e à Educação Ambiental, o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba é administrado pela Sema, em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e com a participação da comunidade local.