Governo do Ceará, por meio da SDE, discute estratégias do Polo de Agricultura Irrigada na região de Ibiapaba

15 de abril de 2025 - 09:59 #

Texto e fotos: Ascom SDE

O Governo do Ceará avança em políticas públicas voltadas para a agricultura irrigada no interior do estado. O atual status do Polo de Agricultura Irrigada da Ibiapaba foi assunto discutido na manhã desta segunda-feira (14) pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) com representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, autoridades, prefeituras e entidades ligadas ao setor do agronegócio.

Na ocasião, foram discutidas estratégias para a implantação de novos barramentos para a ampliação da disponibilidade hídrica da região da Ibiapaba. Os secretários do Desenvolvimento Econômico do Estado e executivo do Agronegócio, Domingos Filho e Silvio Carlos, respectivamente, mediaram o encontro ocorrido na sede da SDE.

“A Ibiapaba é uma região extremamente produtiva e de extraordinárias expectativas de ampliação, e terá toda a atenção do governador Elmano de Freitas e de nós da SDE para o seu desenvolvimento territorial”, disse Domingos Filho durante a reunião.

Em visita ao Ceará, a diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Larissa Rêgo, reforçou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento da agricultura irrigada no estado. “Na região da Ibiapaba temos aproximadamente 10 mil hectares irrigados e com potencial triplicado na área irrigada. Criar este polo foi algo estratégico para o ministério, e nele reconhecemos a expansão para a irrigação. É oportuno estar dialogando com todos os representantes e traçar estratégias para sua implantação”, pontuou a diretora.

Durante a reunião, cada representante falou sobre pontos importantes para o andamento do projeto, destacando aspectos territoriais, de infraestrutura, logística, investimento, dentre outros, no intuito de ampliar a agricultura irrigada na região da Ibiapaba, visando tanto o aumento da produção, bem como a geração de empregos e o desenvolvimento regional.

O secretário da SDE, Domingos Filho, propôs cotas de estruturação às prefeituras envolvidas no projeto para encaminhar à apreciação do governador Elmano de Freitas. Além disso, o titular da SDE também sugeriu a possibilidade de o projeto contar com apoio de recursos de bancos internacionais.

A reunião contou com representantes das prefeituras de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), e do Banco do Nordeste.