Soluções inovadoras em saúde são apresentadas em evento de prospecção de parcerias na ESP/CE

15 de abril de 2025 - 16:24 # # # # #

Juliana Marques - Ascom Esp-CE - Texto
Daniel Araújo e Elon Nepomuceno - Foto

Demoday CriarCE deu visibilidade a startups com soluções inovadoras, conectando-as a potenciais parceiros e investidores estratégicos

Ismael Lima Silva, 26, é cirurgião-dentista e residente multiprofissional da Escola de Saúde Pública do Ceará (Esp-CE), atuante no programa de Saúde da Família e Comunidade. Junto à esposa, ele desenvolveu o dispositivo Vibrux, para auxiliar no diagnóstico do bruxismo noturno.

“O protótipo é semelhante a uma máscara de dormir, mas com dois sensores ligados às têmporas. Nossa meta é que, ao procurar o serviço de saúde, o paciente possa utilizar esse aparelho durante a noite, permitindo identificar se ele aperta ou range os dentes enquanto dorme”, explica.

A ideia surgiu durante um dos módulos da formação, quando os discentes receberam a visita da equipe do CriarCE — iniciativa do Governo do Estado, conduzida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que visa apoiar o desenvolvimento de ideias e empresas com soluções baseadas em produtos de diversas áreas, como saúde, educação e indústria.

O Vibrux é semelhante a uma máscara de dormir, mas com dois sensores em cada extremidade 

O produto está em processo de desenvolvimento há cerca de oito meses e, agora, busca incentivos financeiros para iniciar a fase de testes, que será realizada no Centro de Simulação em Saúde (CSS) da ESP/CE. Com esse objetivo, Ismael e outros cinco empreendedores apresentaram suas ideias a investidores, especialistas e demais interessados no ecossistema de inovação durante o Demoday CriarCE 2025. O evento aconteceu na última sexta-feira (11), reunindo cerca de 150 pessoas na sede da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Fortaleza.

De acordo com o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da ESP/CE, Sales Ávila, desde 2021 a instituição tem reforçado os investimentos em inovação na área da saúde. No entanto, ainda segundo ele, o avanço depende, sobretudo, da construção de parcerias estratégicas.

“Para criar novos produtos, é necessário ter conhecimento em diversas áreas. O que conseguimos recentemente, por meio do acordo de cooperação com a Secitece, foi unir duas competências principais: nosso saber em saúde com a expertise em tecnologia e engenharia que o CriarCE oferece”, afirmou o gestor. Ouça o depoimento completo:

“Essa parceria tem permitido algo inédito: o uso do laboratório de simulação realística não apenas para treinar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) com produtos já existentes, mas para receber, testar e reavaliar protótipos em fase inicial”, complementa o coordenador do CriarCE, Thiago Barros.

Ideias que transformam

Além do Vibrux, foram destaque no evento o Alertalergo, voltado ao cuidado de pessoas com alergias; o Refrative, que propõe avanços na detecção de problemas de visão; a EPPO, desenvolvida para ampliar a viabilidade de órgãos com critérios expandidos; o Codasense, que oferece uma solução acessível para pais surdos ao captar sons e movimentos dos bebês; e a Zafira.IA, sistema de inteligência artificial para o monitoramento em tempo real de ambientes.

Todos os projetos fazem parte da Jornada Hard, um programa gratuito de aceleração promovido pelo CriarCE, voltado para o desenvolvimento de produtos inovadores. A trajetória é composta por onze etapas, que abrangem desde a concepção da ideia, o levantamento de requisitos e a definição da arquitetura do sistema, passando por fases de testes e ajustes, até a transformação da proposta em um Mínimo Produto Viável (MVP). O percurso culmina no Demoday, momento em que as startups realizam as explanações.

Integração em pauta

Em 2025, o Demoday CriarCE contou com a palestra magna sobre a importância da integração entre pesquisa, inovação e setor produtivo, que foi conduzida pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Bhio Supply, Paulo Roberto Walter Ferreira.

A exposição foi prestigiada por diversas autoridades, como a titular da Secitece, Sandra Monteiro; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda; e o superintendente da Esp-CE, Luciano Pamplona.