Duas bebês engasgadas, de menos de três meses, foram salvas pela PMCE em Tianguá

16 de abril de 2025 - 17:06 # # #

Ascom PMCE - Texto

Em menos de meia hora, policiais militares cearenses salvaram a vida de nada menos que dois bebês utilizando a Manobra de Heimlich. As ações ocorreram na cidade de Tianguá, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, nessa terça-feira (15), quando as mães levaram os filhas, de um mês e três meses, engasgadas até o portão da 1ª Companhia Independente do 3º Comando Regional da Polícia Militar do Ceará (1ª Cia/ 3º CRPM). As filhas foram salvas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e, logo em seguida, receberam atendimento médico em uma unidade hospitalar local.

O primeiro salvamento ocorreu por volta das 9h30. Uma mãe, visivelmente desesperada, chegou ao portão com sua filha, de aproximadamente três meses, nos braços e informou que a mesma estava engasgada e sem conseguir respirar. Imediatamente, o oficial escalado na recepção do quartel aplicou a Manobra de Heimlich, procedimento padrão em casos de obstrução de vias aéreas. A criança voltou a respirar novamente e uma equipe socorrista do Estado foi acionada para levar a criança até uma unidade hospitalar, para avaliação médica.

Cerca de 20 minutos depois, uma nova ocorrência surgiu nos portões da 1ª Cia / 3º CRPM chegava. Uma bebê ainda mais nova, de pouco mais de um mês, se encontrava engasgada. A mãe, de 25 anos, chegou de carro ao batalhão acompanhada de um cidadão, que prestou socorro à vítima, tendo em vista o desespero em que se encontrava a mulher em uma via pública de Tianguá. Policiais militares, homens e mulheres, se revezaram para prestar apoio ao salvamento da bebê, que também foi levada até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por uma ambulância acompanhada pela mãe.

Ato de heroísmo

Se considerarmos um tempo um pouco maior, os atos de heroísmo ainda contam com outros exemplos próximos. Na manhã do último dia 3 de abril, uma composição local da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi informada pela população sobre um incêndio residencial na sede do município. Dois oficiais de serviço seguiram, imediatamente, até a casa, que teve a porta arrombada.

Uma mulher grávida, o esposo dela e uma criança de cinco anos foram retirados de risco. As vítimas tiveram ferimentos leves e, com o apoio de uma ambulância, receberam atendimento médico emergencial. Com o apoio de populares, outros policiais militares uniram esforços e debelaram em segurança as chamas.