Mercado Livre: Biblioteca Estadual e sede da SDA terão até 28% de economia nos gastos com energia
16 de abril de 2025 - 11:23 #Biblioteca Estadual #economia #gastos com energia #SDA
Ascom Seinfra - Texto
Ascom Secult - Fotos
Em cinco meses, Ceará já economizou mais de R$2,7 milhões com o uso de energia limpa
A transição energética já é uma realidade no Ceará, e o Governo do Estado tem dado exemplo de sustentabilidade ao adotar fontes limpas em equipamentos públicos, por meio do Mercado Livre de Energia. Dando seguimento ao cronograma de inserção de equipamentos públicos na modalidade, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) incluiu a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) na cartela de equipamentos regidos pelo novo sistema, com economia de até 28% nos gastos com energia.
Com a adesão ao Mercado Livre, a Biblioteca Estadual, que é administrada pela Secretaria da Cultura (Secult), prevê redução de 28,79% nos seus gastos atuais com energia. O equipamento, sediado em Fortaleza, foi incluído no modelo desde o dia 1º de abril. Em março, foi a vez da sede da SDA, também na Capital, ser contemplada pela ação, que deve gerar até 25,02% de economia mensal.
A migração de equipamentos públicos para o Mercado Livre de Energia ocorre desde novembro do ano passado, graças a um contrato entre o Governo do Ceará, por meio da Seinfra, e a comercializadora de energia EDP. O acordo prevê redução de custos e reforça o compromisso do Estado com a sustentabilidade, posto que toda energia do contrato vem de fontes renováveis.
“Seguimos dialogando com outras secretarias do Ceará para migrar os equipamentos de maior consumo para o Mercado Livre, proporcionando economia aos cofres públicos e garantindo um futuro mais limpo e sustentável. Em maio, teremos um novo lote com dezenas de equipamentos contemplados, gerando benefícios para a administração pública e, consequentemente, para a população cearense”, diz o secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão.
Economia já contempla 24 equipamentos
Com a migração da BECE e da SDA, já são 24 equipamentos e órgãos estaduais na nova modalidade. O Ceará foi o primeiro estado do Brasil a incluir prédios públicos no sistema, o que gerou, em apenas cinco meses, uma economia estimada em mais de R$2,7 milhões aos cofres públicos. O contrato com a EDP prevê a entrega de 13,4 MW médios (ou 117.000 MWh/ano) até 2029, garantindo um abastecimento seguro, limpo e eficiente para os órgãos públicos estaduais.
“A meta é contemplar a cobertura de todos os 144 órgãos e equipamentos da administração pública estadual até 2029. O Governo do Ceará está comprometido com a transição energética”, pontua o secretário Hélio Winston.
Desde novembro, foram incluídos, no Mercado Livre, grandes equipamentos consumidores de energia, como o Centro de Eventos do Ceará, a Arena Castelão, hospitais regionais, além de cinco UPAs e hospitais de grande porte de Fortaleza, como o Leonardo Da Vinci e o Dr. Waldemar Alcântara.