Seduc dá sequência a reuniões com diretores escolares da capital para diálogo sobre gestão
16 de abril de 2025 - 13:48 #Diálogo sobre gestão #diretores escolares #reuniões #SEDUC
Ascom Seduc - Texto
A Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta terça e quarta-feira (15 e 16), dois encontros de grupos de diretores de escolas situadas na capital cearense, ambos da área de abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 3. O objetivo das reuniões foi ampliar o diálogo sobre a condução dos trabalhos nas unidades de ensino, aproximando os gestores escolares da gerência do órgão, em busca de promover um atendimento mais direto às demandas apresentadas e aprimorar as condições de ensino e aprendizagem a estudantes e professores. Os profissionais foram recebidos pela secretária da Educação, Eliana Estrela.
Ao longo dos meses de fevereiro e março deste ano, a Seduc já havia realizado encontros semelhantes com os diretores da Sefor 1 e 2. Eliana Estrela considera que reunir estes profissionais para uma rodada de escuta atenta é de grande importância para o fortalecimento da rede.
Compartilhar experiências
“Cada diretor conhece profundamente a realidade da sua escola, e é fundamental que tenham espaço para compartilhar suas experiências, projetos e também os desafios do dia a dia. Essas trocas nos ajudam a construir soluções mais eficazes e alinhadas com as necessidades reais de cada escola. O gestor é aquele que cria um ambiente acolhedor e propício à aprendizagem, abrindo caminhos para que nossos estudantes e professores possam se desenvolver. Nosso compromisso é seguir ouvindo, dialogando e construindo juntos uma educação cada vez melhor para o Ceará”, ressalta a secretária.
Franci Queiroz é diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Maria Tomásia, localizada no bairro Maraponga, desde o ano de 2013. Contudo, faz parte da gestão da unidade de ensino desde 2009, quando assumiu como coordenadora pedagógica. Franci avalia a oportunidade do encontro como positiva.
“A reunião foi extremamente proveitosa. Vejo que a nossa rede está cada vez mais coesa, no sentido de conseguirmos avançar na aprendizagem dos alunos e superar as dificuldades. Tivemos a oportunidade de apresentar nossas demandas de forma presencial, diretamente à gestão da Seduc. Essa iniciativa de chamar os diretores para conversar é de grande importância, para que consigamos alinhar as soluções e melhorar cada vez mais”, enfatiza.