Cedida pela Etice, plataforma de agendamento da “Cidade Mais Infância” facilita acesso de visitantes e otimiza organização do equipamento

24 de abril de 2025 - 10:28 #

Texto e fotos: Marcos Felipe Martins - Ascom Etice

Ferramenta digital já viabilizou mais de 210 mil visitas ao equipamento que une educação, cidadania e turismo

A “Cidade Mais Infância” é um equipamento do Governo do Estado do Ceará, gerenciado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur). Destinado a crianças de 0 a 12 anos e seus responsáveis, o espaço tem como vocação promover a formação cidadã a partir de experiências lúdicas, educativas e intersetoriais, realizadas em articulação com diversas secretarias estaduais.

Desde julho de 2023, a experiência proporcionada pelo equipamento passou a contar com um importante aliado digital: a plataforma de agendamento online. Desenvolvido com o objetivo de qualificar o acesso ao equipamento, o sistema é viabilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e tem garantido mais praticidade para as famílias e melhor planejamento para a gestão pública.

“O que temos na Cidade Mais Infância é uma política pública inovadora, e o uso da tecnologia é fundamental para que ela alcance mais pessoas com eficiência, organização e respeito ao tempo das famílias. A plataforma é uma demonstração clara de como a tecnologia pode ser um instrumento de cidadania e inclusão”, destaca Francisco Barbosa, presidente da Etice.

Mais eficiência para a gestão, mais comodidade para as famílias

A plataforma de agendamento se tornou um recurso estratégico tanto para a gestão da Cidade Mais Infância quanto para os usuários. Por meio dela, é possível planejar com antecedência a visita ao espaço, garantindo um fluxo equilibrado de visitantes, segurança nas atividades e qualidade nas experiências oferecidas.

Para a gestão do equipamento, o sistema contribui com o uso mais eficiente dos recursos e insumos, ao permitir o planejamento prévio das ações internas. Para os visitantes, a ferramenta oferece uma jornada digital simples, segura e acessível: o cidadão agenda a visita com poucos cliques, recebe por e-mail um resumo com todas as informações e ainda pode cancelar ou reagendar com facilidade, caso necessário.

“A plataforma foi pensada para ser muito mais que uma ferramenta de agendamento. Ela é parte fundamental da experiência oferecida pela Cidade Mais Infância, garantindo que cada criança e sua família tenham uma vivência enriquecedora, organizada e acolhedora. Além disso, contribui diretamente para nosso compromisso com a inclusão, a segurança e o protagonismo infantil”, explica Patrícia Rinaldi, Coordenadora Geral da Cidade Mais Infância.

Mais de 210 mil visitantes do Ceará e de outros estados

Desde a sua implementação, a plataforma já possibilitou o acesso de mais de 210 mil pessoas à Cidade Mais Infância, com média de 500 visitantes por dia. O público é composto majoritariamente por adultos (51%) e crianças (49%), mantendo-se alinhado à proposta pedagógica do espaço, que limita o número de acompanhantes por criança para garantir foco na vivência educativa.

O agendamento pode ser realizado exclusivamente via internet, de quinta a domingo, e está disponível tanto para moradores locais quanto para turistas. A ferramenta tem se mostrado especialmente eficaz para famílias que vêm de outras cidades ou estados, permitindo que incluam a Cidade Mais Infância em seus roteiros com previsibilidade e tranquilidade.

“Temos recebido famílias de todas as regiões do Ceará e de vários outros estados. Isso mostra que o nosso equipamento, além de ser uma importante ação de formação cidadã, também cumpre um papel relevante no fortalecimento do turismo social, cultural e educativo”, completa Patrícia.

Com a união entre inovação tecnológica, políticas públicas intersetoriais e compromisso com a infância, a Cidade Mais Infância se destaca como um exemplo de como o uso inteligente da tecnologia pode ampliar direitos, gerar pertencimento e transformar vidas desde a primeira infância.