Quinta edição do Abril Indígena celebra ancestralidade e o protagonismo dos povos originários
24 de abril de 2025 - 09:00 #Abril Indígena #Casa de Saberes Cego Aderaldo #Protagonismo
Ascom Casa de Saberes - texto
Micaela Menezes - foto
De 23 e 26 de abril, será realizada a quinta edição do Abril Indígena, com o tema “Ancestralidade Indígena: Somos Atemporais”, uma afirmativa de que o tempo dos povos originários não se curva ao calendário. É o tempo da terra, da memória viva, do encantamento e da luta.
A programação reúne vivências com mestres e mestras indígenas, rodas de conversa, oficinas, exposições, exibição de filmes, trilhas e apresentações culturais, com ações descentralizadas em Quixadá, Aquiraz e Quixeramobim. A proposta é aprofundar a escuta dos saberes ancestrais e valorizar o protagonismo dos povos indígenas, reafirmando suas vozes como centrais na construção de futuros possíveis e plurais.
O evento é uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo, espaço do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE – campus de Quixadá e com apoio da Casa de Antônio Conselheiro. As instituições vêm consolidando o compromisso com a valorização da diversidade étnica, cultural e epistêmica do território.
A curadoria da edição é realizada por Suzenalson Kanindé, indígena do Povo Kanindé do maciço de Baturité, doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Ponto de Memória – Museu Indígena Kanindé, localizado no município de Aratuba. Sua presença garante à programação um olhar comprometido com a ética da escuta, a valorização das vozes ancestrais e a construção de pontes entre os saberes tradicionais e as lutas contemporâneas dos povos indígenas no Ceará.
Sertão que escuta, aprende e caminha junto
O Abril Indígena vem se consolidando como um importante espaço de diálogo intercultural e formação cidadã, especialmente em um momento em que se torna cada vez mais urgente combater o apagamento das histórias indígenas e suas contribuições à sociedade brasileira.
Com o tema “Somos Atemporais”, a edição de 2025 propõe uma reflexão profunda sobre como as culturas indígenas resistem, se transformam e seguem inspirando outras formas de viver, de educar e de cuidar da terra. A ancestralidade aqui não é um lugar do passado, mas um horizonte contínuo que nos atravessa e ensina.
Cultura é território vivo
O V Abril Indígena 2025 é mais que um evento: é um movimento de resistência simbólica, educativa e espiritual. É um gesto de reparação, um convite à escuta ativa e um chamado à construção de um futuro onde os povos indígenas ocupem com dignidade, visibilidade e força os espaços que sempre foram seus por direito.
Em tempos de urgência ambiental, crise civilizatória e ameaças aos direitos constitucionais dos povos originários, celebrar e ouvir a ancestralidade indígena é também um ato político, poético e profundamente necessário.
Serviço
Programação do V Abril Indígena
DIA 23 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA)
18h – Abertura do V Abril Indígena “Ancestralidade Indígena – Somos Atemporais”
Local: Auditório do IFCE campus de Quixadá
Gratuito – Classificação Livre
Acessibilidade em Libras
19h – Encontro: “Falas da Terra: História e Protagonismo Indígena no Ceará”
Palestrantes:
Antonia Kanindé: Orientadora da Célula da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (SEPINCE);
Suzenalson Kanindé: Coordenador do Ponto de Memória – Museu Indígena Kanindé;
Mediação: Prof. Carlos Cesar
Local: Auditório do IFCE campus de Quixadá
Gratuito – Classificação Livre
Acessibilidade em Libras
DIA 24 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)
08h – Oficina: Literatura Indígena nos Trilhos do Cordel
Facilitador: Reginaldo Kanindé
Local: IFCE campus de Quixadá
Gratuito – Classificação Livre
18h às 21h – Bodega da Casa
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
18h – Abertura da exposição “Sertão Monumental: Valorização do Patrimônio Cultural e Natural”
Curadoria: Aterlane Martins, Caroline Vitor Loureiro e João Luis Sampaio Olimpio
Local: Salas expositivas da Casa de Saberes Cego Aderaldo
Gratuito – Classificação Livre
Acessibilidade em Libras
19h30 – Apresentação cultural com: Dj Rafa – Indigena Anacé
Local: Varanda da Casa de Saberes Cego Aderaldo
Gratuito – Classificação Livre
Acessibilidade em Libras
DIA 25 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)
09h – Vivência: Saberes e Fazeres dos Mestres e Mestras Indígenas no Ceará com Mestra Cacique Pequena e Mestre João Venâncio
Local: Lagoa Encantada – Aquiraz
Gratuito – Classificação Livre
18h às 21h – Bodega da Casa
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
18h – Cine Beija-Flor com Iago Barreto (arte educador e fotógrafo)
Local: Auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo
Gratuito – Classificação Livre
Acessibilidade em Libras
DIA 26 DE ABRIL (SÁBADO)
07h – GeoTrilha:
Local: Geossítio Pedra do Letreiro de Quixeramobim
Gratuito – Classificação Livre