Dia do DNA: Em 15 anos de participação na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), Pefoce inseriu mais de 15 mil perfis no banco
26 de abril de 2025 - 09:57 #ciência #DNA #Pefoce
Felipe Regino - Ascom SSPDS - texto
Ascom Pefoce e Arquivo Ascom SSPDS - fotos
Segundo os dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), todas as 27 unidades federativas do Brasil somam 203.080.756 pessoas – sendo que destas, 8.794.957 pessoas estão somente no estado do Ceará. E como aprendemos nas aulas de ciência no período escolar, cada uma dessas pessoas é única no mundo. Isso ocorre porque cada um de nós possuímos uma assinatura genética específica, que é definida pelo ácido desoxirribonucleico – o nosso DNA.
De forma resumida, o DNA é uma molécula que está presente em todos os seres vivos do mundo. Ele é encontrado em estruturas celulares e pode ser obtido através da extração de fragmentos microscópicos do corpo humano. Esses vestígios vêm de diversas partes do corpo, como a pele, fio de cabelo, a saliva, ou até mesmo de outros fluidos corporais.
Nesta sexta-feira (25), data em que é comemorado o Dia do DNA, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) destaca o trabalho de análise genética realizado pelo Núcleo de Perícia em DNA Forense (NUPDF), setor vinculado à Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
“Com dedicação e compromisso com a verdade, o laboratório de DNA da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) atua para dar voz à justiça e levar respostas às famílias. Nosso propósito é claro: servir à sociedade cearense com ciência, sensibilidade e responsabilidade na elucidação de crimes”, destaca a perita legista supervisora do Núcleo de Perícia em DNA Forense (NUPDF), Natália Oliveira.
Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG)
Até o dia 28 de novembro de 2024, data em que foram consolidados os dados do XXI Relatório Semestral da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), o Ceará ocupou a sexta posição entre os estados com maior contribuição de perfis genéticos para o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), com 14.475 perfis inseridos.
Conforme a supervisora do Núcleo de Perícia em DNA Forense (NUPDF), Natália Oliveira, com os dados de 2025 da própria Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), o estado já ultrapassou os 15 mil perfis genéticos inseridos no banco de dados nacional. O número se torna ainda mais representativo pois, neste ano, a Pefoce completa 15 anos de participação na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).
Ainda de acordo com os dados compilados pelo relatório, o Ceará é o segundo estado do Brasil e o primeiro do Nordeste em identificação de pessoas desaparecidas, e o terceiro estado do Brasil e primeiro do Nordeste em identificação criminal.
A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) tem como finalidade principal manter, compartilhar e comparar perfis genéticos a fim de auxiliar na apuração criminal e/ou na instrução processual. O RIBPG trata-se de uma ação conjunta entre Secretarias de Segurança Pública estaduais ou instituições equivalentes, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e a Polícia Federal (PF).
Investimento em tecnologia
Os resultados da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) na RIBPG são frutos das coletas genéticas realizadas por profissionais qualificados e pelo uso de equipamentos de alta tecnologia. Visando a ampliação de investimentos destinados à tecnologia avançada para garantir a qualidade dos trabalhos periciais e apoiar as Forças de Segurança do Estado, a Pefoce recebeu do Governo do Ceará, em janeiro deste ano, um analisador genético de alta tecnologia denominado “Spectrum”.
O equipamento, que é o único do tipo no Brasil, tem capacidade de processar até 384 amostras de DNA simultaneamente, o que amplia significativamente a rapidez nos processos genéticos realizados pela Pefoce para diversos tipos de ocorrência. O analisador genético contribui para a maior rapidez e precisão nas análises periciais, especialmente em casos de homicídios, crimes sexuais, identificação humana e casos com mais complexidade.
No evento de entrega do analisador de DNA, o Governo do Ceará realizou, também, a entrega de outros equipamentos novos e ampliações dos setores de Balística, Engenharia e Papiloscopia da Pefoce.
Auxílio do trabalho das Forças de Segurança
Lembrando que cada um de nós somos únicos e possuímos uma assinatura genética específica, o processamento de materiais genéticos no processo pericial durante uma procedimento policial é imprescindível para chegar com mais precisão e certeza no autor de algum crime ou na identificação de uma vítima.
A análise de DNA realizada pela Pefoce auxilia diretamente nas investigações policiais coordenadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e nas diligências ostensivas realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). O processamento genético permite que os peritos cheguem a informações que transcendem o que os olhos humanos podem avistar.
Dia do DNA
A comemoração acontece anualmente no dia 25 de abril, pois foi neste dia em 1943 que os cientistas Francis Crick e James Watson publicaram na revista Nature um artigo que descreve a estrutura de dupla hélice do ácido desoxirribonucleico. A descoberta do formato dessa molécula rendeu a ambos o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1962.