Mapa da Empregabilidade tem versão apresentada aos técnicos do Ceará Sem Fome
26 de abril de 2025 - 09:29 #Ceará sem Fome #Mapa da Empregabilidade #tecnologia
Vanessa Darj - Ascom Gabinete da Primeira-dama - texto
Larissa Morena - fotos
Assessores técnicos e analistas do eixo +Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome participaram, nesta sexta-feira (25), de uma reunião sobre o desenvolvimento do Mapa da Empregabilidade. Também estiveram no encontro representantes da Secretaria do Trabalho (SET), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e do Laboratório de Inovação e Dados (Íris) do Governo do Ceará.
Durante a reunião, foi apresentada a versão inicial do Mapa da Empregabilidade, uma plataforma digital que está sendo desenvolvida pelo Governo do Estado para subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes voltadas à inclusão produtiva e ao fortalecimento da empregabilidade no Ceará.
A ferramenta reúne dados e informações da Secretaria do Trabalho, Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Ipece, Seplag e do próprio Ceará Sem Fome. Entre os dados consolidados estão o saldo de empregos (admissões e desligamentos), remuneração média, setores que mais empregam, e a classificação dos municípios com base em sua dinâmica econômica.
Além disso, a plataforma realiza o cruzamento desses dados com os registros do Ceará Sem Fome, identificando as capacitações e qualificações ofertadas aos beneficiários e o quantitativo de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho após participarem das ações do programa.
Ferramenta estratégica
A proposta do Mapa da Empregabilidade é permitir que o poder público tenha um panorama mais preciso das demandas locais, facilitando a oferta de cursos e qualificações alinhadas com as necessidades de cada município. A iniciativa busca ampliar a empregabilidade no Ceará e combater a insegurança alimentar por meio da inclusão socioeconômica, promovendo autonomia e oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade.
A previsão é de que a plataforma seja concluída e disponibilizada ao público ainda em 2025.