Ceará reforça compromisso com a segurança alimentar e combate à fome, em Seminário

29 de abril de 2025 - 16:56 # # # #

Ascom SPS - Texto e fotos

“Não podemos tolerar que ainda existam pessoas em situação de insegurança alimentar grave em nossas cidades. Essa é uma política mãe, que sustenta todas as outras.” A declaração da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, marcou a abertura do Seminário de implementação e fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), realizado nesta terça-feira (29), em Fortaleza.

O evento, que contou com a presença de gestores de todos os 184 municípios cearenses, ocorreu no Espaço Meridional Convenções Center com o propósito de ampliar a adesão ao Sistema, fomentar a criação de planos municipais de segurança alimentar e fortalecer a articulação entre políticas públicas voltadas ao combate à fome no Ceará. O seminário também destacou o compromisso do Estado em avançar nas ações de segurança alimentar e nutrição.

Criado em 2006, o Sisan organiza e integra ações intersetoriais de segurança alimentar nos três níveis de governo — federal, estadual e municipal. No Ceará, 96 municípios já formalizaram sua adesão ao Sistema, e outros oito estão em processo de adesão. Esses municípios estão buscando integrar suas ações e fortalecer suas políticas públicas no combate à fome. A adesão ao Sisan traz benefícios como a integração e fortalecimento das ações de combate à fome, a potencialização de programas de produção, abastecimento e consumo de alimentos, além de ampliar a participação social e a intersetorialidade entre as áreas de Assistência Social, Saúde e Educação.

Representando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o diretor de Governança do Sisan, Élcio Magalhães, elogiou o protagonismo cearense no combate à fome. “O Ceará é uma referência nesse campo. Iniciamos o processo de adesão ao Sisan em 2013 e, agora, com o avanço do programa Ceará Sem Fome e a adesão de mais municípios, vemos um esforço coletivo que precisa ser celebrado e replicado. Nosso objetivo é construir uma estrutura sólida para que o Brasil nunca mais volte ao mapa da fome”, destacou.

A programação do seminário segue nesta quarta-feira (30), com oficinas práticas para adesão ao Sisan e elaboração de planos municipais. Técnicos e secretários das áreas de assistência social, saúde e educação, além de representantes de secretarias estaduais ligadas à segurança alimentar, participam da continuidade dos debates, reforçando a importância do alinhamento das ações no combate à insegurança alimentar e nutricional no Ceará.

A primeira-dama do Estado e idealizadora do programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, também esteve presente no evento. Em sua fala, ela reforçou o compromisso do Governo Estadual com a segurança alimentar e a integração das ações locais com o Governo Federal. “Neste Estado, eu respiro, penso e ajo com foco nas pessoas que, neste momento, não têm alimento na geladeira. Isso me toca profundamente. E ver este auditório cheio me enche de energia para seguir trabalhando, junto com vocês, para que o Ceará possa, um dia, prescindir de programas assistenciais. Que as pessoas tenham autonomia financeira e possam cuidar das suas famílias com dignidade”, afirmou.