Seduc sedia curso de mediação de conflitos com a participação de profissionais da educação
29 de abril de 2025 - 12:55 #curso #Mediação de conflitos #Profissionais da Educação
Ascom Seduc - Texto
Yuri Martins - Seduc - Fotos
A Secretaria da Educação (Seduc) sediou, entre os dias 22 e 28 deste mês, um curso de mediação de conflitos, que teve o objetivo de capacitar profissionais nos princípios, valores e técnicas da mediação. O curso foi realizado pela Secretaria dos Direitos Humanos do Estado (SDH), junto com a Escola da Defensoria, com apoio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Ceará (PreVio), e em parceria com a Seduc.
Ao todo, foram cerca de 70 inscritos na formação, que atendeu profissionais de diversas áreas de atuação, incluindo trabalhadores da educação, da segurança pública (estado e município), do judiciário, da saúde, e da sociedade civil. O intuito foi formar mediadores de conflito para criarem e fortalecerem uma cultura de paz e territórios mais humanizados em seus respectivos segmentos.
O curso foi ministrado pela mediadora, consultora de Gestão de Conflitos e professora universitária Emmanuela Carvalho Chaves,. Entre os conceitos apresentados na formação, destacam-se características de acolhimento e receptividade humana, teoria geral do conflito, princípios do mediador, entre outros.
A assistente social, Danielle Alencar, que faz parte da equipe do Apoio Psicossocial da Célula de Desenvolvimento de Pessoas da Seduc (Cedep/Cogep), avalia o curso como uma experiência rica, que trouxe conhecimentos úteis tanto para a lida profissional, quanto para a vida pessoal.
“O conteúdo apresentado me proporcionou um novo olhar sobre como lidar com as divergências de forma empática, estratégica e respeitosa, fortalecendo, até mesmo, outras práticas de trabalho que já realizo. As aulas permitiram que eu compreendesse a importância do papel do mediador como facilitador do diálogo e promotor de soluções colaborativas. Recomendo o curso a todos que desejam contribuir para uma cultura de paz e cooperação nos ambientes em que trabalham”, ressalta.