Ação conjunta resulta em prisão de falso ex-jogador de futebol no RJ acusado por crimes de lavagem de dinheiro no CE
30 de abril de 2025 - 15:18 #Ação Conjunta #CE #Falso ex-jogador #Futebol #lavagem de dinheiro #prisão #RJ
Ascom PCCE - Texto
Em resposta às ações criminosas no Ceará, uma ação integrada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE), resultou na manhã desta quarta-feira (30), no cumprimento de um mandado de prisão preventiva por crime de lavagem de dinheiro, em desfavor de um homem, de 33 anos, no Aeroporto Internacional do Galeão, no estado do Rio de Janeiro (RJ). O suspeito já responde pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e estelionato nos estados de Minas Gerais (MG) e Espírito Santo (ES). No Ceará, o indivíduo é investigado por lavagem de dinheiro e outros crimes.
Investigações da PCCE apontam o homem como integrante de grupos criminosos especializados em diversos crimes no Brasil e no exterior, como a migração ilegal com o envio de pessoas ilegalmente para os Estados Unidos da América (EUA) por meio da fronteira com México. Além disso, ele é investigado por fraudes bancárias no Brasil e na Europa, falsificação de documentos e envio de pessoas ilegalmente para países Europeus e, ainda, manipulação em jogos em campeonatos de futebol no Brasil e em outros países.
Prisão no Ceará
O homem, de 33 anos, e a esposa, de 35 anos, foram alvos de operação da PCCE deflagrada em 12 julho do ano passado pela Delegacia de Combate à Lavagem de Dinheiro (DCLD) do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) e contou com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Na ocasião ele foi preso em flagrante por porte ilegal e posteriormente colocada em liberdade após pagamento de fiança. À época, a ação policial foi resultado de uma investigação criminal que teve como alvo um casal suspeito de crimes de lavagem de dinheiro decorrente de práticas ilícitas no Brasil e em países europeus.
As investigações apontam, ainda, que o casal, que é natural de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais (MG), é suspeito de adquirir imóveis de alto padrão, veículos de luxo e outros bens no Ceará, bem como de abrir contas de pessoas jurídicas para possibilitar a ocultação de patrimônio adquirido com a prática criminosa.
Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão domiciliar, os policiais civis realizaram o sequestro de imóveis localizados em condomínio de luxo na Região Metropolitana de Fortaleza, bem como a apreensão de veículos e valores em contas bancárias, totalizando cerca de seis milhões de reais em bens. Durante a ação, o homem foi preso em flagrante em posse de uma pistola 380 por porte ilegal de arma de fogo.
Com a conclusão das investigações da Polícia Civil, o homem e a mulher foram indiciados por lavagem de dinheiro e tiveram diversos bens sequestrados, entre eles imóveis de alto padrão, veículos de luxo, totalizando mais de R$ 3 milhões de reais.
Na manhã desta quarta-feira (30), o casal foi localizado no momento de um desembarque no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O suspeito foi capturado e conduzido para a sede da Polícia Federal, onde o mandado de prisão preventiva foi cumprido. A prisão teve representação da PCCE. Após diligências e cooperação entre os órgãos de polícia judiciária houve a captura do alvo por agentes da Polícia Federal.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico.
As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3285-9179, da Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCLD). O sigilo e o anonimato são garantidos.