Centro de Memória da Fazenda recebe estudantes da UFCA
30 de abril de 2025 - 16:28
Vanessa Alves - Ascom Sefaz - Texto
Layla Galvão - Foto
Visita faz parte do projeto Escola no Fisco, idealizado pelo PEF-CE, a fim de receber alunos para conhecer as atividades da Sefaz e refletir sobre tributação e cidadania
O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), recebeu, na tarde de segunda-feira (28/04), a visita de 15 estudantes e dois professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Cariri (UFCA), momento conduzido pelo Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif).
Os discentes e os docentes participaram de visita guiada ao CM e de roda de conversa sobre cidadania e educação fiscal, na qual foram abordadas a desmistificação de paradigmas sobre os tributos e a importância da participação cidadã no combate à sonegação. Também foi mostrado como os impostos financiam saúde, educação e desenvolvimento, com programas inovadores e premiações que incentivam o controle social e a ética na gestão pública.
Já a visita guiada apresentou aos participantes a Galeria dos Secretários, a exposição Notas de Memórias e a instalação artística Valor, na Sala Cofre, as quais expõem documentos, fotografias e objetos históricos que informam sobre a história dos tributos e o funcionamento do Fisco estadual.
Na percepção da supervisora do Nucif e gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Clarissa Barroso, foi uma experiência muito enriquecedora conduzir a roda de conversa com a turma de uma universidade com grande engajamento com a educação fiscal, inclusive ganhadora dos Prêmios Nacional e Estadual de Educação Fiscal.
“Pude perceber o interesse dos estudantes em entender a importância da educação fiscal para a cidadania e para o desenvolvimento da região do Cariri. É sempre muito gratificante poder compartilhar um pouco do nosso trabalho e contribuir para o fortalecimento da educação fiscal em diferentes regiões do Ceará. Espero que essa experiência inspire ainda mais ações e debates sobre o tema”, complementou.
Construção histórica e estratégica
Abordando a história do prédio da sede principal da Sefaz-CE, que engloba o Centro de Memória, a coordenadora do Núcleo Educativo do CM, Ana Paula Bezerra, explicou que “o prédio, inaugurado em 1927, sempre teve o objetivo de ser Secretaria da Fazenda. Tanto é que o nome dele é Palácio da Fazenda. Há marcas na parede indicando a prospecção feita para identificar a cor mais antiga do edifício e restaurá-la”.
Já o educador museal Daniel Magalhães guiou a apresentação da Galeria dos Secretários, contextualizando o momento histórico em que os primeiros secretários da Fazenda do Ceará assumiram o cargo, na transição do Império para a República brasileira. Ele acrescentou que “esse prédio, além da beleza da mistura da arquitetura clássica e neoclássica, foi construído estrategicamente próximo ao entorno comerciário de Fortaleza da época em que foi entregue, como a Alfândega, onde hoje é a Caixa Cultural”.
Vivência e reflexão
Para o docente dos cursos de Ciências Contábeis e de Administração Pública e Gestão Social, Milton Jarbas, homenageado na cerimônia de comemoração dos 25 anos do PEF-CE, a visita foi muito produtiva no âmbito didático. “Nós [do curso de Ciências Contábeis da UFCA] discutimos muito a educação fiscal, então trazer os estudantes para o Centro de Memória da Fazenda tem muita importância didática para vivenciarmos e divulgarmos para a universidade e a sociedade, além da sala de aula, o contexto histórico de uma Secretaria que arrecada, fiscaliza e educa”, ressaltou Milton. Além dele, o professor Ricardo Aladim acompanhou o momento.
A estudante Maria Luiza Botelho classificou a experiência como única e importante para a própria formação acadêmica e profissional. Ela mencionou a visita à Sala Cofre, que inicialmente armazenava os recursos financeiros arrecadados, como ponto de destaque. “Esta etapa impulsionou a reflexão sobre a redução do uso do dinheiro em forma física e a tendência de continuidade desse fenômeno justificada pelas novas tecnologias digitais”, pontuou.
Já para a aluna Thamires de Andrade, a visita foi marcada pela compreensão da “relevância da educação fiscal e de ser um agente protagonista da difusão dela, percebendo os impactos que o recolhimento de tributos causa na sociedade, indo além e desvendando as consequências danosas da omissão desse recolhimento. Foi um momento enriquecedor, que agregou cultura e um olhar mais crítico”.