Comitê realiza balanço de investimentos em energia e prevê três novas subestações até 2027
30 de abril de 2025 - 16:11
Erivelton Celedônio - Ascom Seinfra - Texto
Divulgação - Ascom Seinfra - Foto
O Comitê de Acompanhamento das Ações do Programa de Investimentos Especiais (CPIE) realizou, nesta quarta-feira (30), um panorama do catálogo de obras no setor de energia elétrica cearense. Criado pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), o grupo de trabalho, que tem representes dos setores público e privado, além da Enel Ceará, tratou sobre a execução de 62 obras atualmente em andamento no Estado, financiadas pelo Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE).
A estimativa é de que, até 2027, três novas Subestações de Distribuição (SED) sejam construídas com recursos do PIE: na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, em São Gonçalo do Amarante; no Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza; e em Banabuiú, na Região Norte, para atender ao projeto Malha D’Água.
“Neste mês de abril, nós autorizamos a implantação de estrutura elétrica para atender ao projeto Malha D’Água, no município de Banabuiú, por meio de uma nova subestação que deverá ser entregue até o primeiro semestre de 2026. Já estamos em tratativas para que logo tenhamos os avanços e o início das subestações da ZPE e do Hospital Universitário”, destacou o secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Dickson Araújo.
Obras concluídas em 2025
Voltado ao reforço, ampliação, extensão e remanejamento de rede e criação de novas subestações para atender áreas como saúde, educação, indústria, turismo entre outras, o PIE foi responsável pela conclusão de sete obras, entre janeiro e abril deste ano, segundo balanço apresentado pela Coordenadoria de Energia e Telecomunicações (Coete) da Seinfra e pela Enel Ceará durante o encontro. As ações contemplaram os municípios de Acaraú, Aratuba, Fortaleza, Mauriti, Senador Pompeu e Sobral.
De acordo com o titular da Seinfra, Hélio Winston Leitão, o trabalho do comitê estará voltado à efetividade na execução e acompanhamento das ações. “Nossa meta é fazer com que cheguem a este comitê as demandas apresentadas pelos diversos setores da sociedade, aproveitando o potencial de cada região e ajudando o Ceará a crescer. Para isso, queremos que entes públicos, prefeitos e o setor privado tenham com clareza o papel relevante do PIE e sua funcionalidade”, ressaltou.
Investimentos especiais
Os recursos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE) são estabelecidos pelo convênio Nº048/98-DEJUR, que prevê que a distribuidora de energia no Estado (Enel Ceará) deve aplicar, em investimentos especiais de interesse da população, percentual de 1% de seu faturamento de venda de energia elétrica do ano anterior, estabelecido a partir de 2007.
Além da Seinfra, o Comitê de Acompanhamento das Ações do Programa de Investimentos Especiais (CPIE) é formado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE); Enel Distribuição Ceará; Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Federação das Indústrias do Estado (Fiec); Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE); e Conselho de Consumidores da Enel Ceará (Conerg).