Em busca de parcerias para gestão hídrica do Ceará, SRH realiza missão oficial no Chile

30 de abril de 2025 - 13:57 # # # #

Ascom SRH - Texto e Fotos

O secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana, participa de missão oficial em Santiago, no Chile, com uma programação de reuniões estratégicas para fortalecer a gestão dos recursos hídricos do estado e atrair investimentos internacionais para o setor.

A agenda teve início com um encontro no escritório do Governo de Victoria, da Austrália, instalado em Santiago. A reunião contou com a presença do secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Silvio Carlos, além de representantes do Governo de Victoria e da empresa Rubicon Water, especializada em soluções tecnológicas para o gerenciamento da água.

Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação técnica com o Ceará, a partir do compartilhamento de experiências bem-sucedidas da Austrália e no Estado do Ceará, na gestão de recursos hídricos, especialmente em regiões de clima semiárido.

“Apresentamos os avanços do Ceará na área hídrica e estamos buscando parcerias que tragam mais eficiência, inovação e sustentabilidade para o uso da água no estado”, afirmou Fernando Santana.

No segundo dia da missão, a comitiva cearense visitou o Conselho de Vigilância do Rio Ñuble (JVR Ñuble), uma importante organização de usuários de água no Chile, responsável pela gestão da irrigação na região. A visita teve como objetivo conhecer de perto o modelo de governança e operação adotado pelo órgão chileno, considerado referência na administração participativa dos recursos hídricos.

Durante a visita, houve uma troca de experiências com Fernando Rueda Muñoz (presidente do JVR Ñuble), Daniela Durán (engenheira), Salvador Salgado (conselheiro), e os representantes da Rubicon Water, Jorge Ramírez e Raúl Valdés.
A missão internacional reforça o compromisso do Governo do Estado com a inovação na gestão da água, buscando ampliar parcerias que contribuam para a segurança hídrica, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do agronegócio cearense.