Temporada de visitas 2025 do projeto Ciência Itinerante inicia em Chorozinho

30 de abril de 2025 - 17:00 # # # #

Ascom Secitece - Texto e fotos

Quase 300 estudantes aproveitaram para visitar o ônibus-laboratório, que estacionou na cidade nos dias 28 e 29 de abril

O projeto Ciência Itinerante iniciou a temporada anual de visitas a municípios cearenses nesta semana. A cidade de Chorozinho, distante 68 quilômetros de Fortaleza, foi a primeira parada do ônibus-laboratório, veículo equipado e climatizado que percorre o Ceará levando conhecimento científico e tecnológico para crianças e jovens, de forma lúdica e descomplicada.

Durante os dias 28 e 29 de abril, o Ciência Itinerante estacionou na praça da Igreja Matriz de Chorozinho, onde estudantes de nove escolas assistiram aos experimentos realizados pelos monitores Lucas Nóbrega (professor de Química) e Gabrielle Alberto (professora de Biologia). Nas apresentações, os monitores despertaram a curiosidade e estimularam o gosto dos espectadores pela investigação científica nas áreas de Paleontologia e Físico-Química.

Ao todo, foram quase 300 visitações nos dois dias em que o projeto ficou na cidade. Participaram estudantes das seguintes instituições de ensino: EEFTI. José Alexandre, EEFTI Gregório Vitorino, EEMTI Luizete Albano, EEMTI Wladimir Roriz, EEFTI Raimundo Celso, EEFTI Franklim Moreira, EEFTI Maria Joana, EEFTI Luiz Liberato e EEFTI Padre Enemias.

Como solicitar a visita 

Para o mês de maio, já estão previstas visitas do Ciência Itinerante às cidades de Pindoretama e Cascavel. “A ida a Chorozinho foi resultado de uma articulação com a Secretaria Municipal de Educação, que solicitou a visita do ônibus para a Secitece”, explica a orientadora da Célula de Popularização da Ciência da Secretaria, Bruna Vasconcelos.

Os municípios que se interessarem em receber o projeto, podem realizar a solicitação diretamente na plataforma de serviços Ceará Digital, no link.

O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa do Governo do Ceará/Secitece e integra o Programa de Popularização da Ciência da secretaria. Conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do CNPq.